Leia também:
X Bebida que causou mortes em Barueri tinha álcool e cocaína

Ministra do STF manda TRF-4 soltar presos em 2ª instância

Decisão de Cármen Lúcia é desta quinta-feira

Henrique Gimenes - 22/11/2019 17h19

Ministra Cármen Lúcia Foto: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom

Nesta quinta-feira (21), a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) solte todas as pessoas que foram presas após a condenação em segunda instância. Em sua decisão, ela disse que somente aqueles em prisão preventiva devem continuar presos.

A decisão foi enviada ao TRF-4 nesta sexta-feira (22) e tem por base um pedido de habeas corpus que questiona uma súmula do tribunal de segunda instância que determinou que as prisões passassem a ser automáticas após a condenação em segunda instância.

A medida ocorre após o Supremo barrar, no começo do mês, a prisão antes do trânsito em julgado.

A ministra afirmou que é preciso submeter cada caso “à análise específica e autônoma do órgão judicial competente, não cabendo a decretação genérica de réus presos, sem que o exame e a decisão seja proferida pelo juízo específico em cada caso e com fundamentação”.

Cármen Lúcia também ressaltou que “nos termos da legislação vigente, observo o princípio da colegialidade e aplico o decidido pela maioria deste Supremo Tribunal sobre a necessidade de se aguardar o trânsito em julgado para o início da execução da pena judicialmente imposta.”

Leia também1 Proposta sobre dados sigilosos gera divergência no STF
2 Senado quer retardar prisão após 2ª instância para 2020

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.