Leia também:
X Justiça autoriza quebra de sigilo do homem que invadiu creche

Ministra de Lula condena ação policial na Maré; Castro reage

Anielle Franco condenou a polícia ter entrado no Ciep, onde criminosos se abrigaram

Marcos Melo - 06/04/2023 17h30 | atualizado em 06/04/2023 18h46

Ministra Anielle Franco e o governador Cláudio Castro Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil; Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, condenou uma ação policial na qual policiais tiveram de adentrar uma escola estadual na favela Nova Holanda, no Complexo de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Os criminosos se abrigaram no interior do Ciep e o Batalhão de Operações Especiais (Bope) teve de acessar o local para efetuar as prisões.

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), criticou publicamente o posicionamento da ministra de Lula sobre a atuação policial no Rio de Janeiro, que enfrenta cenário caótico na segurança pública. Castro classificou as declarações de Anielle como “impressionante” e que “beira o absurdo”.

– Sonho com um dia em que o Estado entre para arrumar a segurança pública e não venha uma ministra de Estado criticar a polícia porque entrou no Ciep [escola estadual] para tirar o bandido que tinha invadido o Ciep – disse o governador enquanto discursava para uma plateia de empresários, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

– É a subversão completa do que eu acredito. Aprendemos desde criança que há o super-herói e o vilão. E agora, quando o super-herói prende o vilão, ele é criticado – advertiu Castro, que inicialmente não tinha citado a ministra nominalmente, mas confirmou a jornalistas que estava se referindo às declarações dela.

Nesta quarta-feira (5), em suas redes sociais, a ministra Anielle Franco se queixou da ação policial na favela carioca.

– É doloroso ver as cenas de uma escola invadida por um Caveirão na Favela da Maré, no Rio de Janeiro. É inaceitável que tantas crianças tenham o ano letivo prejudicado pela violência e que tenham, ainda, suas vidas colocadas em risco em operações policiais – disse.

GOVERNADOR DO RIO REVELA DESCASO DE LULA COM A CIDADE
Na oportunidade, Castro também ressaltou a falta de diálogo entre a Polícia Federal (PF) e o estado e afirmou que todo vez em que há mudança na superintendência local da PF, autoridades da instituição procuram o estado para estabelecer o diálogo, o que não está acontecendo desde que Lula (PT) assumiu.

– É preciso que a PF volte ao foco de combate à criminalidade. Nunca se viu tanto fuzil e droga em comunidades do Rio de Janeiro, e isso entra pelas fronteiras. O governo federal precisa entender isso e assumir a responsabilidade dele – concluiu o governador.

Leia também1 Decreto institui cotas raciais em 30% dos cargos de confiança
2 Irmã de Marielle é eleita uma das 12 mulheres do ano pela Time
3 Posse de irmã de Marielle Franco tem saudação a Xangô
4 RJ terá app com 'botão de pânico' para pedir socorro em escolas
5 Em quatro dias, nove pessoas são vítimas de balas perdidas no Rio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.