Leia também:
X Bolsonaro ironiza ida de Huck ao exterior e o chama de “narigão”

Ministra Damares se reúne com o embaixador da Índia no Brasil

Brasil e Índia trabalharão juntos em pautas dos direitos humanos

Monique Mello - 29/01/2021 11h47 | atualizado em 29/01/2021 12h13

Brasil e Índia reconhecem a importância da parceria entre as nações na área dos direitos humanos
Brasil e Índia reconhecem a importância da parceria entre as nações na área dos direitos humanos Foto: William Meira/MMFDH

Com populações e culturas muito diversas, o Brasil e a Índia têm desafios parecidos diante do enfrentamento a violações de direitos humanos. A ministra Damares Alves e o embaixador da Índia no país, Suresh K. Reddy, trocaram experiências e articularam ações no combate a essas situações em um encontro nesta quinta-feira (28), em Brasília (DF).

– No Brasil, ainda temos muitas violações de direitos contra a vida. É um desafio fazer o enfrentamento a todas nesse Brasil plural que tem floresta, tem o Marajó, tem Nordeste, ribeirinhos e ciganos. Nós precisamos pensar nos direitos humanos para todos – afirma a ministra.

O embaixador Reddy destaca que há muitos desafios em comum entre os dois países.

– Também temos muitas áreas remotas. É importante que países como os nossos, que estão em desenvolvimento, atuem de forma conjunta, já que temos realidades semelhantes – disse o embaixador.

O representante do governo indiano mostrou disposição para implementar ações de capacitação de jovens sobre linguagem de programação. Além disso, as autoridades se comprometeram a pensar iniciativas para a promoção da autonomia financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

– A mulher pode sair do ciclo de violência ao assumir controle da vida financeira. Tenho falado muito sobre nanoempreeedorismo para mulheres em situação de violência. Esse é um caminho muito importante – enfatiza a ministra Damares, ao destacar a importância dos pequenos negócios na promoção da autonomia financeira das mulheres.

A reunião também contou com a presença da secretaria-executiva do MMFDH, Tatiana Alvarenga, e do chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Milton Toledo.

Leia também1 Governo investe R$ 2,4 milhões em até 50 bolsas de estudos
2 "Estado é laico, mas o presidente e seu ministério são cristãos"
3 Ações para direitos humanos foram 98% executadas, em 2020
4 Ministra Damares faz balanço de sua gestão na Pasta em 2020
5 Bolsonaro dispara: "Se quiser escolher ministro, se candidate"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.