Governo lança novo vídeo de combate ao suicídio
Campanha teve apoio de personalidades, que não receberam cachê
Ana Luiza Menezes - 10/09/2019 21h35 | atualizado em 10/09/2019 21h37

Nesta terça-feira (10), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou mais um vídeo de combate à automutilação e suicídio. O evento aconteceu na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Durante este mês – conhecido como Setembro Amarelo para a prevenção ao suicídio – a Pasta decidiu dar continuidade às ações da campanha Acolha a Vida. Participam da produção audiovisual a empresária e ativista Luiza Brunet, a atriz Regina Duarte, o velejador Lars Grael e o técnico de vôlei Bernardinho. Os participantes não receberam cachê.
O lançamento ocorreu durante o Simpósio de Prevenção ao Suicídio e Automutilação. A programação fez alusão ao Dia Mundial para a Prevenção ao Suicídio.
– Precisamos de famílias unidas e toda a sociedade para o sucesso das ações. Precisamos entender essa explosão de casos de suicídio e automutilação. Nossas crianças, nossos jovens, estão em profunda dor. Por isso a importância de tirar este estigma de que quem está se cortando, impondo sofrimentos ao próprio corpo, está querendo apenas aparecer -disse a ministra Damares Alves.
No âmbito da campanha, Damares destacou ainda que é necessário proporcionar um espaço seguro às pessoas que pensam em suicídio ou estão se autolesando.
– Elas precisam conversar sobre o assunto, sem julgamentos. Isso faz a diferença – avaliou.
A ministra observou, ainda, que é indispensável buscar ajuda de profissionais da saúde mental para uma avaliação.
– Vamos acolher. Não maltratem nem critiquem. Abracem, procurem ajuda. Para vocês que não sabem o que fazer, nós temos o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) aqui no ministério. Ligue para nós – declarou Damares.
Leia também1 Suicídio: o que fazer diante de uma ameaça
2 Cristo Redentor fica amarelo pela prevenção ao suicídio
3 Governo lança campanha contra o suicídio de jovens