Leia também:
X Vítima de etarismo, aluna ganha bolsa para estudar na Inglaterra

Ministério da Saúde chama SUS de “racista e machista”; entenda

Portaria foi editada "com profunda carga ideológica", diz deputada Chris Tonietto

Marcos Melo - 02/04/2023 18h21 | atualizado em 03/04/2023 13h00

Lula e Nísia Trindade Foto: EFE/André Borges

Uma portaria do Ministério da Saúde, assinada pela ministra Nísia Trindade, traz um conteúdo que coloca o sistema de saúde brasileiro (SUS) como machista e racista. O objetivo da portaria seria promover a equidade de gênero e de raça.

O documento visa criar um programa nacional de “Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no âmbito do SUS”, cujo primeiro objetivo é “promover a equidade de gênero e raça no Sistema Único de Saúde buscando modificar as estruturas machistas e racista que operam na divisão do trabalho na saúde”.

O programa estabelece em suas diretrizes a adoção de “linguagem que promova equidade, evitando termos machistas e patriarcais, no cotidiano institucional e nas produções das políticas, programa e projeto no âmbito do SUS”.

A polêmica portaria fez com que deputados cobrassem explicações da ministra Nísia Trindade e, também, protocolassem um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) para suspender a norma “com profunda carga ideológica”, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 7 de março.

A deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), junto a outros deputados, assinaram quatro iniciativas condenando a portaria. No entendimento de Tonietto, o documento “traz consigo profunda carga ideológica, sem qualquer fundamento legal ou científico-natural, inclusive implicando em invasão das competências originárias do Poder Legislativo”.

A parlamentar observou que os termos utilizados na elaboração do ofício “são revestidos com a mais pura ideologia progressista, separada de qualquer fundamento científico-natural, que não por acaso é em que o Ministério da Saúde deveria se firmar”.

– Em sua redação, a portaria revela profunda qualidade panfletária – criticou a deputada.

Leia também1 Nísia Trindade, ministra da Saúde, diz que Lula é 'incansável'
2 Entidades questionam o novo programa Mais Médicos
3 Ministra diz que fará com que o SUS garanta direito ao aborto
4 Pais terão que vacinar os filhos para receber o Bolsa Família
5 Ministros de Lula usam avião da FAB para fim de semana em casa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.