Leia também:
X CBF tem 2 dias para explicar por que Seleção não usa o número 24

Defesa inaugura estação de controle do espaço aéreo em Ponta Porã

É o terceiro sistema inaugurado no Mato Grosso do Sul

Pleno.News - 30/06/2021 15h54 | atualizado em 30/06/2021 17h11

Ministério da Defesa inaugura estação de controle do espaço aéreo em Ponta Porã Foto: Isac Nóbrega/PR

Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Defesa inaugurou, em Ponta Porã (MS), uma nova Estação Radar de Vigilância Aérea. O sistema, o terceiro instalado no Mato Grosso do Sul desde agosto de 2020, faz parte do processo de modernização da rede de vigilância do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, gerenciado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). As informações são da Agência Brasil.

Segundo o ministério, em conjunto, as estações de Ponta Porã, Porto Murtinho (inaugurada em março deste ano) e Corumbá (ativada em agosto de 2020) vão permitir o aprimoramento da capacidade de vigilância e controle da fronteira sul-mato-grossense com outros países e o combate ao tráfico de drogas e de armas, ampliando a capacidade de vigilância do espaço aéreo pelas Forças Armadas.

A cerimônia de inauguração da estação contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro; do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja; do ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto; além de parlamentares e convidados, como o ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet.

Após ativar o equipamento e simular um exercício de interceptação de aeronave em voo, o presidente declarou que, com as três estações sul-mato-grossenses ativas, as fronteiras brasileiras se tornam mais seguras”.

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro Carlos de Almeida Baptista Júnior, destacou o fato de os radares e sistemas serem fabricados por uma empresa nacional – o que, de acordo com o Ministério da Defesa, agiliza eventuais procedimentos de assistência técnica. Para o comandante, o maior controle das aeronaves que ingressam no espaço aéreo nacional é fundamental para coibir a prática de crimes transfronteiriços.

O governador declarou que a proteção das fronteiras do estado reforçam a proteção ao país e à população de todas as outras unidades da federação. Em nota divulgada hoje, o governo estadual informa que o governo federal investiu cerca de R$ 127 milhões nos três sistemas de vigilância.

Azambuja aproveitou para agradecer ao governo federal por destinar 165,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 para a realização de um estudo que visa imunizar todos os moradores com mais de 18 anos de idade de 13 municípios sul-mato-grossenses que fazem fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Leia também1 Fachin dá 15 dias para Bolsonaro ampliar vacinação em quilombos
2 Bolsonaro: "CPI com sete bandidos não vai nos tirar daqui"
3 Mourão diz que não há espaço para impeachment de Bolsonaro
4 Mourão reforça que Bolsonaro não tem como 'controlar tudo'
5 Bolsonaro publica vídeo "Como funciona o voto impresso"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.