Leia também:
X Guedes culpa demora na votação de marco do gás pelo alto preço

Ministério confirma vacinação da delegação olímpica do Brasil

Atletas serão vacinados com doses doadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em imunização aprovada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI)

Pleno.News - 11/05/2021 14h09 | atualizado em 11/05/2021 14h29

Delegação brasileira será vacinada para as Olimpíadas Foto: EFE/Vassil Donev

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou nesta terça-feira (11) que o Brasil vacinará contra a Covid-19 atletas, membros das comissões técnicas, dirigentes e credenciados que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, no Japão. O programa foi aprovado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

O imunizante será doado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que havia anunciado em março que receberia doações da China para aplicar em todos os atletas que disputarão os Jogos de Tóquio. As doses serão fornecidas pelos laboratórios Pfizer e Sinovac. Pelo acordo divulgado anteriormente, o COI vai fornecer vacina para dois brasileiros não atletas a cada esportista vacinado.

Como a previsão é de que a delegação brasileira conte com 1.800 integrantes que viajarão para a capital japonesa, cerca de 7 mil doses adicionais serão doadas ao SUS pelo COI, o que beneficiaria aproximadamente 3.600 pessoas. Desde o início da aplicação dos imunizantes no Brasil, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) afirma que não iria “furar a fila” da vacinação.

– O COB sempre se posicionou a favor de seguir o Plano Nacional de Imunização. Além disso, só abrimos conversas sobre a possibilidade de imunizar a delegação quando confirmamos que, para cada atleta ou oficial vacinado, o país receberá mais duas doses para imunizar a população brasileira – disse Marco Antônio La Porta, vice-presidente do COB.

O ministro da Saúde confirmou ainda que foram doadas 4.050 vacinas da Pfizer e 8.000 da Sinovac. De acordo com Queiroga, a vacinação dos atletas já começará nesta semana, em Fortaleza, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Belo Horizonte ainda não definiu a data do início, enquanto Porto Alegre e Brasília vão começar no dia 17.

O prazo-limite para a aplicação da segunda dose a todos os integrantes dos Jogos Tóquio 2020 é 21 de junho, 15 dias antes do primeiro embarque para o Japão e 33 antes da abertura dos Jogos Olímpicos.

*Estadão

Leia também1 Governo fecha acordo para mais 100 milhões de doses da Pfizer
2 Municípios e estados suspendem vacina de Oxford para grávidas
3 Média de mortes pela Covid-19 cai 31% em apenas um mês
4 Novavax está criando vacina única contra Covid-19 e gripe
5 Freixo quer que TCU investigue suposto 'orçamento paralelo'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.