Leia também:
X Deputada do PL, Chris Tonietto é eleita vice-presidente da CCJ

Milícia: Esposa de deputado é presa pela PF na Bahia; entenda

Casal é acusado de comandar milícia no estado

Marcos Melo - 09/04/2024 18h57 | atualizado em 09/04/2024 20h29

Binho Galinha Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

Mayana Cerqueira da Silva, esposa do deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida (Patriotas), conhecido como Binho Galinha, foi presa preventivamente pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (9). A prisão ocorreu em Feira de Santana, na Bahia. Mayana, o parlamentar e o filho do casal, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, são acusados de comandar a milícia no estado.

Mayana e o deputado já estavam cumprindo prisão domiciliar. Binho não foi detido em razão da prerrogativa de foro privilegiado.

A ação da PF visa desmantelar uma organização criminosa que pratica lavagem de recursos oriundos da contravenção penal, o jogo do bicho, além de agiotagem, extorsão e receptação qualificada na Bahia.

Foram bloqueados cerca de R$ 4 milhões das contas bancárias dos envolvidos, além da suspensão das atribuições públicas de cinco policiais militares, e a suspensão da operação econômica de uma empresa.

A Operação Hybris é um braço da El Patrón, deflagrada no fim do ano passado, quando investigações sinalizavam que o deputado liderava o grupo criminoso.

– Segundo foi apurado, o chefe da organização atualmente é detentor de foro por prerrogativa de função e, com isso, faz-se necessário esclarecer que, desde 2018, o Supremo Tribunal Federal vem entendendo que parlamentares serão processados e julgados pela Justiça de primeiro grau em caso de cometimento de crimes antes da diplomação do cargo e desconexo a ele – disse a PF.

Leia também1 Justiça suspende R$ 581 mil em férias a Domingos Brazão
2 Filho de Domingos Brazão se pronuncia sobre o caso Marielle
3 Gilmar Mendes vota para ampliar foro privilegiado a autoridades
4 TCE-RJ nomeia conselheiro substituto de Domingos Brazão
5 PSOL vai ao STJ para remover Domingos Brazão do TCE-RJ

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.