Leia também:
X Flávio diz que associação entre seu pai e Marielle é “escrota”

Michelle Bolsonaro posta foto de seu cartão de vacinação

Ex-primeira-dama se manifestou por meio de uma rede social, nesta quarta-feira

Pleno.News - 03/05/2023 18h46 | atualizado em 03/05/2023 20h56

Michelle Bolsonaro posta foto de seu cartão de vacinação Foto: Reprodução/ Instagram Michelle Bolsonaro

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro usou uma rede social, nesta quarta-feira (3), para publicar uma foto de seu cartão de vacinação. O documento exibido por Michelle mostra que ela recebeu o imunizante da Janssen, em setembro de 2021, enquanto estava nos Estados Unidos.

As fotos do cartão de vacinação foram publicadas nos stories do Instagram da ex-primeira-dama.

Michelle integrou a comitiva do então presidente Jair Bolsonaro, que viajou na época para Nova Iorque a fim de participar da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A vacina foi aplicada em Michelle no dia 21 de setembro de 2021, em Manhattan.

Nesta quarta, foi deflagrada pela Polícia Federal a Operação Venire para apurar a possível prática de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde. A ação resultou na prisão de seis pessoas, algumas delas ligadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Mais cedo, nos stories de seu perfil no Instagram, a ex-primeira-dama compartilhou uma matéria do Pleno.News sobre o tema e disse que apenas ela foi vacinada em sua família. Ela ressaltou ainda que soube do motivo da operação por meio da imprensa, uma vez que sua defesa não teve acesso aos autos.

– Hoje a PF fez uma busca e apreensão na nossa casa, não sabemos o motivo e nem o nosso advogado não teve acesso aos autos. Apenas o celular do meu marido foi apreendido. Ficamos sabendo, pela imprensa, que o motivo seria “falsificação de cartão de vacina” do meu marido e de nossa filha Laura. Na minha casa, apenas eu fui vacinada – destacou Michelle.

Diante das acusações, Bolsonaro também se pronunciou frisando que não tomou o imunizante e negando qualquer adulteração de sua parte.

– Não existe adulteração da minha parte. Não tomei a vacina. Ponto final. Ela [Michelle] tomou a vacina nos EUA, da Janssen. E outra, minha filha, que eu respondo por ela, a Laura, de 12 anos, não tomou a vacina também. Tenho laudo médico no tocante a isso. Fico surpreso com a busca e apreensão por esse motivo – assinalou.

SOBRE A OPERAÇÃO
A ação da Polícia Federal, batizada de Venire, cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. De acordo com a corporação, os agentes também analisam material apreendido durante as buscas e realizam oitivas de pessoas que possuam informações a respeito dos fatos investigados.

Nesta manhã, além das seis prisões, os agentes da PF fizeram buscas em um endereço do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília. O ex-chefe do Executivo, que teve o celular apreendido, não foi alvo de mandado de prisão, mas deve prestar depoimento ainda nesta quarta.

A PF informou que as inserções falsas, que ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, tiveram como consequência a possibilidade de permitir que pessoas pudessem fazer a emissão de certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes impostas pelos poderes públicos do Brasil e dos Estados Unidos.

As ações policiais acontecem dentro do inquérito que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, atualmente em tramitação no STF. A Polícia Federal informou que os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.

Leia também1 Flávio diz que associação entre seu pai e Marielle é “escrota”
2 Kataguiri aciona PGR contra Dino: "Abuso de autoridade"
3 Moraes determina apreensão do passaporte de Jair Bolsonaro
4 Moraes tira sigilo de decisão de operação da PF contra Bolsonaro
5 Moraes: Inquérito aponta que Bolsonaro sabia de fraude

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.