Leia também:
X Cabral faz acusações e chora em 1ª entrevista após ser solto

Michelle Bolsonaro ironiza notícia sobre joias: “Estou rindo”

Ex-primeira-dama comentou a notícia sobre o caso em seu perfil no Instagram

Pleno.News - 05/03/2023 10h45 | atualizado em 06/03/2023 12h35

Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ironizou, em sua página no Instagram, a notícia publicada pelo jornal O Estado de São Paulo que acusou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro de tentar trazer ilegalmente, da Arábia Saudita, joias avaliadas em R$ 16,5 milhões. O veículo afirmou que os itens seriam um presente para Michelle.

– Quer dizer que, “eu tenho tudo isso” e não estava sabendo? Meu Deus! Vocês vão longe mesmo, hein?! Estou rindo da falta de cabimento dessa imprensa vexatória – publicou Michelle nos stories de seu perfil.

Michelle Bolsonaro ironizou reportagem sobre joias da Arábia Foto: Reprodução/Instagram

Segundo o Estadão, as joias seriam um presente do regime saudita para Bolsonaro e para Michelle, e foram apreendidas no Aeroporto de Guarulhos. Os itens estavam na mochila de um militar, assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que viajara ao Oriente Médio em outubro de 2021.

Bento Albuquerque sustentou, porém, que não tinha ideia do conteúdo dos “dois pacotes” que sua comitiva recebeu quando deixava o país árabe com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

– Isso era um presente. Como era uma joia, a joia não era para o presidente Bolsonaro, né… deveria ser para a primeira-dama Michelle Bolsonaro. E o relógio e essas coisas, que nós vimos depois, deveria ser para o presidente, como dois embrulhos – disse Albuquerque.

WAJNGARTEN ESCLARECE SITUAÇÃO
O ex-secretário de Comunicação Social do governo federal, Fabio Wajngarten, esclareceu, por meio do Twitter, a notícia publicada pelo Estadão de que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teria tentado trazer joias da Arábia Saudita ao Brasil sem pagar impostos. De acordo com Wajngarten, a história é uma “narrativa fantasiosa”.

Na rede social, o ex-secretário publicou a foto de um ofício de Marcelo da Silva Vieira, ex-chefe do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH), endereçado ao Ministério de Minas e Energia. No documento, Vieira diz que os presentes recebidos na Arábia deveriam ser encaminhados ao GADH para análise sobre a incorporação ao acervo público da Presidência ou privado do presidente da República.

Ofício sobre a destinação das joias para acervo Foto: Reprodução/Twitter Fabio Wajngarten

As joias chegaram ao país no dia 26 de outubro de 2021, dentro de uma mochila de Marcos André dos Santos Soeiro, que acompanhava o então ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, na viagem de retorno ao Brasil. O material, porém, ficou apreendido pela Receita Federal no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O ex-chefe da Secom também compartilhou um ofício emitido pelo gabinete do ministro Bento Albuquerque, no dia 3 de novembro de 2021, e endereçado ao gabinete do secretário Especial da Receita Federal. O assunto era justamente a liberação dos itens para que eles fossem encaminhados ao “destino legal adequado”.

Ofício do Ministério de Minas e Energia à Receita Federal Foto: Reprodução/Twitter Fabio Wajngarten

Em outra imagem publicada por Wajngarten em seu Twitter está a cópia de uma mensagem enviada à Arábia Saudita pelo ministro Bento Albuquerque, datada de 22 de novembro de 2021, em que o Brasil agradece pelo presente e comunica que as peças seriam incorporadas à coleção oficial do Brasil, conforme a legislação.

Além das postagens, o ex-secretário de Comunicação Social escreveu: “Novamente outra ‘narrativa fantasiosa de milhões’ será amplamente desmascarada. A era dos cliques, a tentativa de destruição da honra e bons costumes das pessoas não pode prosperar da forma como está. Dessa vez não veio de blogs ou pessoas físicas”.

*Com informações AE

Leia também1 Cabral faz acusações e chora em 1ª entrevista após ser solto
2 "Se eu fosse presidente, não teríamos problema com navios"
3 Flamengo se engana e transfere R$ 1,9 milhão para pessoa errada
4 Rita Lee recebe alta médica e já está em casa, afirma marido
5 Guilherme Batista batiza sua esposa no Rio Jordão e emociona seguidores

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.