Michel Temer e ministros se manifestam sobre incêndio

Chamas foram contidas de madrugada, mas devastaram o local

Pleno.News

Governistas se manifestaram sobre o incêndio que destruiu o Museu Nacional, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na noite deste domingo (2) e manhã desta segunda-feira (3). O presidente da República Michel Temer afirmou que é um “dia triste para todos os brasileiros”.

– Incalculável para o Brasil a perda do acervo do Museu Nacional. Hoje é um dia trágico para a museologia de nosso país. Foram perdidos 200 anos de trabalho, pesquisa e conhecimento. O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família real durante o Império. É um dia triste para todos os brasileiros – declarou o presidente.

Leia também

Os ministros da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e da Educação, Rossieli Soares, mudaram suas agendas para viajar ao Rio de Janeiro nesta segunda.

– Vamos começar a fazer o projeto de reconstrução do Museu Nacional. Também ordenei um levantamento completo das condições de proteção contra incêndio em todos os museus federais, para verificar que medidas devem ser tomadas de modo a evitar outra tragédia – declarou Leitão.

– O Ministério da Educação lamenta o trágico incêndio ocorrido neste domingo no Museu Nacional do Rio de Janeiro, criado por Dom João VI e que completa 200 anos neste ano. O MEC não medirá esforços para auxiliar a UFRJ no que for necessário para a recuperação desse nosso patrimônio histórico – afirmou Rossieli Soares.

O Museu era de responsabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem as verbas e atividades gerenciadas pelo governo federal.

Mais Lidas