Leia também:
X Cantor Eduardo Costa detona discurso de Fernanda Lima

Michel Temer assina medida para incentivar montadoras

Presidente sancionou programa minutos depois da aprovação no Senado

Jade Nunes - 08/11/2018 13h44

Presidente Michel Temer sancionou medida nesta quinta-feira Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Michel Temer sancionou, nesta quinta-feira (8), uma medida para incentivar o setor de automotivos brasileiros, chamado Rota 2030. O texto foi sancionado minutos depois de ser aprovado no Senado.

– Ontem à noite ainda, aprovado que foi, na Câmara dos Deputados, havia esta preocupação se haveria quórum, por exemplo, para aprovar no Senado, e será que, tendo quórum, será aprovada. E por isso eu confesso que estava um pouco aflito de estando aqui, prestes a assinar o decreto, e de repente vem a noticia de que não houve quórum ou não foi aprovada a medida. Eu sairia debaixo de vaias, agora sairei debaixo de aplausos – revelou o presidente.

O programa determina regras que as montadoras deverão cumprir para melhorar a segurança e o consumo de combustível (eficiência energética). Além disso, fabricantes poderão obter descontos se investirem em projetos de pesquisa e inovação no Brasil.

O novo regime também deve conceder até R$ 1,5 bilhão por ano de crédito tributário à indústria, caso as montadoras integrantes do Rota 2030 invistam, no mínimo, R$ 5 bilhões ao ano em pesquisa e desenvolvimento.

Apesar dos benefícios desta medida provisória ter validade de cinco anos, espera-se que ela dure 15.

O objetivo do governo e das montadoras é oferecer carros mais seguros e eficientes ao consumidor e tornar a indústria automotiva no Brasil mais competitiva.

Leia também1 Bolsonaro será diplomado dois dias antes de cirurgia
2 Veja quem votou a favor do aumento do salário do STF
3 Bolsonaro: "Vou abrir a caixa preta do BNDES para o povo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.