Leia também:
X Lula diz que não quer “ficar disputando voto religioso”

Metrópoles/Ideia: Bolsonaro tem 8 pontos sobre Lula em Brasília

Candidato à reeleição aparece com 41,6%, contra 33,5% do petista

Gabriel Mansur - 19/08/2022 20h38

Jair Bolsonaro e Lula Fotos: PR/Clauber Cleber Caetano // Instituto Lula/Ricardo Stuckert

Um levantamento do Metrópoles/Ideia, divulgada nesta sexta-feira (19), mostra que o presidente Jair Bolsonaro permanece como líder nas intenções de voto ao Palácio do Planalto entre os eleitores do Distrito Federal. Segundo a pesquisa, o candidato à reeleição tem 41,6%. Seu principal adversário na disputa à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), soma 33,5%. Ambos subiram em relação à sondagem anterior. Em julho, Bolsonaro tinha 39,8%; e Lula, 30,1%.

Neste mesmo recorte, Ciro Gomes (PDT) fecha o top 3, com 10,2%, enquanto Simone Tebet (MDB) aparece com 2,3%. Como a pesquisa foi realizada antes de o Pros retirar a candidatura de Pablo Marçal, ele ainda figura na lista, com 0,9%. Em seguida, estão Sofia Manzano (PCB), com 0,5%; Roberto Jefferson (PTB), 0,5%; José Maria Eymael (DC), 0,4%; Vera Lúcia (PSTU), 0,3%; Soraya Thronicke (União), 0,3%; Felipe D’Ávila (Novo), 0,2%; e Leonardo Péricles (UP), 0,2%. Outros 6,2% disseram que não sabem em quem votar, enquanto 3% votarão branco/nulo.

A pesquisa Metrópoles/Ideia, contratada pelo Metrópoles e realizada pelo Instituto Ideia, ouviu 1,2 mil pessoas com 16 anos ou mais, todas com Título de Eleitor, entre os dias 13 e 18 de agosto. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06857/2022.

ESPONTÂNEA
Bolsonaro também é líder nas intenções de voto no cenário espontâneo, no qual a lista de candidatos não é apresentada previamente aos entrevistados. O presidente foi escolhido por 33,1% do eleitorado brasiliense.

Lula tem 24%; Ciro Gomes, 4%; Simone Tebet, 1,2%; e Pablo Marçal, 0,6%. Vera Lúcia e Sofia Manzano foram indicadas por 0,3% dos eleitores entrevistados. José Maria Eymael aparece na pesquisa espontânea com 0,2% das intenções de voto.

Leia também1 Lula recusa o convite da Jovem Pan para participar de sabatina
2 Ciro Gomes critica Lula: "Deixou o PT meter a mão e roubar"
3 Datafolha: Bolsonaro tem 17% a mais que Lula entre evangélicos
4 Sergio Moro indica que pode apoiar Bolsonaro no 2° turno
5 Bolsonaro e Lula ficarão lado a lado em debate na Band

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.