Leia também:
X Serial killer é suspeito de matar caseiro 4 dias antes de chacina

Metrópoles atribui falsamente áudio a irmão de Weintraub

Gravação, na verdade, é de Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde

Paulo Moura - 17/06/2021 10h17 | atualizado em 17/06/2021 10h47

Arthur Weintraub Foto: PR/Marcos Corrêa

O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, Hélio Angotti Neto, afirmou que ele é o autor do áudio da conversa com o virologista Paolo Zanotto sobre o financiamento a estudos sem a necessidade de editais. O conteúdo havia sido falsamente atribuído, pelo site Metrópoles, ao assessor especial da Presidência, Arthur Weintraub.

– Soube ontem que um áudio meu foi utilizado de forma completamente descontextualizada para criar uma fake news, uma falsa narrativa contra o governo, e esse áudio foi falsamente atribuído ao senhor Arthur Weintraub – disse Angotti Neto durante o programa Opinião no Ar, da RedeTV!.

Os áudios foram publicados pelo Metrópoles na segunda-feira (14), quando o site disse ter confirmado com uma fonte o nome dos participantes do grupo de mensagens e ter pedido uma análise ao perito criminalista Nelson Massini sobre a gravação.

Na quarta-feira (16), Weintraub ironizou a publicação do Metrópoles ao dizer que “a verdade acaba aparecendo”.

Nos áudios publicados pelo site, Zanotto fala sobre a eficácia das vacinas contra a Covid-19 e defende o uso da hidroxicloroquina e o tratamento precoce. Ele também ironizou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o estudo da CoronaVac, que ele chama de “Chin Doria”.

De acordo com Angotti Neto, o contato foi um convite que fez “parte da missão institucional” da Secretaria do Ministério da Saúde. Ele lamentou que o áudio tenha sido “distorcido e descontextualizado” na tentativa de “criar uma narrativa falsa, uma fake news, sobre um suposto ministério paralelo”.

Leia também1 CPI deve incluir Queiroga na lista de investigados
2 Covid: Coquetel da Regeneron reduz mortes em hospitalizados
3 Renovação da Mente é o mais novo lançamento da MK Books
4 Procura por "serial killer do DF" cria atrito entre Ibaneis e Caiado
5 No RJ, dois policiais militares são executados dentro de viatura

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.