Leia também:
X STF decide por demissão sem necessidade de justa causa

Mesmo sofrendo “ferroada de arraia”, Marina Silva resiste

Ministra não esconde o desconforto com a falta de prestígio, mas garantiu resistência

Marcos Melo - 27/05/2023 21h18 | atualizado em 29/05/2023 12h54

Marina Silva Foto: EFE / André Borges

Nesta sexta-feira (26), a ministra do Meio Ambiente se reuniu com o presidente Lula, ministros, líderes parlamentares e Sonia Guajajara, também vítima do esvaziamento de atribuições em seu ministério, provocado por relatório aprovado no Congresso.

No encontro, a ambientalista revelou ter sido indagada algumas vezes sobre uma possível saída da pasta, mas afirmou que vai ficar e “resistir” às afrontas promovidas pelo Congresso.

Quem abriu a reunião foi o ministro Alexandre Padilha, da Articulação Política, fazendo uma comparação entre seu atual trabalho e a atividade laboral pretérita, quando atuava na Amazônia. Ele relatou que quando era necessário adentrar a mata fechada, seu objetivo maior era “sair vivo”, mas que poderia sofrer uma ferroada de arraia.

Marina aproveitou o gancho e declarou que, no seu sentimento, as políticas ambientais levaram mesmo uma “ferrada de arraia”, mas que seguiria no cargo, resistindo às pressões. A ministra reconheceu os desafios oriundos da trama política e os interesses adversos que permeiam o Congresso, mas não disfarçou a contrariedade ante ao derretimento de suas atribuições no comando da pasta.

O governo já reconhece que existe no parlamento um amplo grupo de enfrentamento a diversos pontos das políticas ambientais patrocinadas por Marina e companhia, e teme a votação do projeto que prevê o marco temporal como regulador para a delimitação de novas áreas indígenas.

Em discurso de unidade, Lula advertiu que não se torne públicas as divergências internas do governo, já que isso contribuiria ainda mais para reforçar o estigma de uma gestão desarticulada e ineficiente. Sem citar Marina nominalmente, o petista salientou que foi pego de surpresa no Japão com o embargo do Ibama sobre o licenciamento para exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.

E concluiu reafirmando seu compromisso com a versão original do texto da MP, mesmo adiantando as remotas possibilidades de conversão.

Leia também1 Moraes, Gilmar e Lewandowski participam de churrasco de Lula
2 Com picanha e sem celulares, Lula faz churrasco no Alvorada
3 Marina diz que permanência em ministério é decisão de Lula
4 Lula tentará reverter derrota de Marina Silva no Congresso
5 Felipe Neto critica o PT e fala em "dia lamentável" do governo Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.