Mesmo após Bolsonaro negar, jornal cita reforma ministerial
Presidente afirmou que não tem motivos para demitir ministros
Camille Dornelles - 16/12/2019 10h00 | atualizado em 16/12/2019 10h17

Nesta segunda-feira (16), o jornal Folha de S. Paulo voltou a afirmar que o presidente Jair Bolsonaro fará uma reforma ministerial em 2020, mesmo após o líder ter negado a informação no sábado.
– Toda semana vocês (repórteres) trocam um ministro meu. Não está previsto. Por enquanto não tem nada que me leve a trocar um ministro que seja – declarou em coletiva.
Bolsonaro já havia refutado boatos sobre trocas de ministros no fim de novembro. Na época, a notícia era de que ele iria demitir os ministros Onyx Lorenzoni, da Casa Civil, Abraham Weintraub, da Educação, e Marcelo Álvaro Antônio, do Turismo.
– Não existe qualquer reforma ministerial a caminho, até porque o Governo está indo muito bem, apesar dessa banda podre da imprensa – afirmou o presidente na ocasião.
BOATOS
Segundo a reportagem da Folha desta segunda, Bolsonaro trocaria Lorenzoni, Weintraub e Bento Albuquerque, da pasta de Minas e Energia. A reportagem afirma que o ministro da Casa Civil está em processo de desgaste e que perdeu funções.
– Weintraub também se enfraqueceu na medida em que Onyx foi perdendo prestígio no Planalto. O ministro é próximo ao chefe da Casa Civil, de quem foi secretário-executivo – dizem os repórteres Gustavo Uribe, Paulo Saldaña e Talita Fernandes.
O ministro Bento Albuquerque foi apontado pela reportagem como um governista “com saída certa” e ainda se especulou que será substituído por um ex-ministro de Michel Temer, o deputado federal Fernando Coelho Filho (DEM-PE).
Leia também1 Bolsonaro não demitirá Onyx, Weintraub e Marcelo Álvaro
2 Bolsonaro sobre excludente de ilicitude: "Respaldo jurídico"
3 Regina Duarte: "Bolsonaro quer o bem da cultura"