Leia também:
X Ataques de facções no RN fazem governo liberar R$ 100 milhões

Mensagens de governador do Acre são “chocantes”, diz PF

Gladson Cameli teve conversas de WhatsApp capturadas pela Polícia Federal

Pleno.News - 20/03/2023 14h22 | atualizado em 20/03/2023 16h38

Gladson Cameli, governador do Acre Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Conversas de WhatsApp encontradas pela Polícia Federal (PF) em celulares apreendidos na Operação Ptolomeu reforçam as suspeitas de corrupção que recaem sobre o governador do Acre, Gladson Cameli (PP). Os diálogos foram classificados como “chocantes”, “estarrecedores” e “gravíssimos” pelos investigadores.

Relatório de 444 páginas subscrito pelos delegados Pedro Henrique do Monte Miranda e Anderson Rodrigo Andrade de Lima, da Divisão de Combate à Corrupção e Crimes Financeiros da PF no Acre, detalha as trocas de mensagens.

O governador é o principal alvo da investigação conduzida e tem sido apontado nos relatórios parciais do inquérito como o líder de um suposto esquema de desvio de recursos públicos por meio do direcionamento e superfaturamento de contratos, com a ajuda de familiares. Cameli nega as acusações.

A PF chegou a pedir o afastamento do governador, mas a ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu mantê-lo nas funções, por não ver indícios de que ele tenha tentado usar o cargo para obstruir a investigação. Gladson foi reeleito no ano passado.

Uma das conversas que chamou a atenção da Polícia Federal foi entre Gladson e seu primo, Linker Cameli, apontado como “gerente” da construtora Colorado, que segundo os investigadores seria controlada por Eládio Cameli, pai do governador.

Em uma mensagem de áudio, em maio de 2020, Gladson se queixa:

– Linker, tua mãe mandou aqui essa mensagem, aí eu pergunto aqui: “Por que é que tu não corre atrás?”. Parece que eu não tô querendo te dar obra, é isso? Fica um negócio chato para mim, Linker, entendeu? Tu tem que dizer, tu tem que se movimentar, ou tu quer que eu vá aí atrás de ti. O que é que eu tenho que fazer? Me diz aí.

Na avaliação da PF, a conversa indica que “quer dar obras ao primo, bastando que ele lhe diga o que precisa ser feito”.

– Absurdamente, Gladson chega a sugerir obras, como se fizessem parte de um cardápio, para que o primo as pudesse escolher – destaca a Polícia Federal.

Em outra conversa, o governador sugere que o primo acompanhe “as coisas” e complementa dizendo:

– Todo mês eu tô (sic) soltando pacote de obras. Depois não pode é vim dizer que eu não tô (sic) avisando.

Para a PF, as conversas “nada republicanas” indicam que a empresa supostamente controlada pelo pai do governador foi beneficiada em licitações e contratações públicas.

COM A PALAVRA, A DEFESA DO GOVERNADOR
O governador não cometeu qualquer ilegalidade. A investigação caminha sem conclusão há dois anos e, ao final, servirá para comprovar sua inocência.

O inquérito é todo ele derivado de relatórios encomendados do COAF, que além de tudo são desprovidos de qualquer coerência.

A gestão do Governador Gladson Cameli sempre foi pautada pela ética e eficiência e, não por outra razão, foi reeleito pelo povo do Acre.

Desde o início do inquérito, o governador já prestou os devidos esclarecimentos, colocou-se à disposição das autoridades e assim permanece.

Ticiano Figueiredo, Pedro Ivo Velloso, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e Telson Ferreira, advogados do governador Gladson Cameli.

*AE

Leia também1 Ataques de facções no RN fazem governo liberar R$ 100 milhões
2 Vídeo: Segundo Lula, cadeias estão cheias de "gente inocente"
3 Ibaneis diz que o 8 de janeiro não foi "só culpa do Anderson"
4 PF recua e concede a Bolsonaro acesso ao inquérito das joias
5 Após interferência de Lula, CPI dos Atos fracassa no Senado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.