Leia também:
X Menina de 11 anos engravida pela segunda vez após estupro

Mendonça vota para restabelecer piso para enfermagem

Ministro é o primeiro integrante do STF a se posicionar contra a suspensão da norma

Pleno.News - 11/09/2022 15h56 | atualizado em 12/09/2022 14h03

Ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal Foto: STF/SCO/Rosinei Coutinho

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça votou para restabelecer os efeitos da lei que definiu piso salarial de R$ 4.750 para os profissionais de enfermagem. Mendonça é o primeiro integrante da Corte a se posicionar contra a suspensão da norma no julgamento do tema, que ocorre no plenário virtual do Supremo.

Até agora, já são cinco votos para manter a lei suspensa, de acordo com a decisão liminar já proferida pelo ministro Luís Roberto Barroso, no último domingo (4).

Indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), ao STF, Mendonça argumentou ser necessário cuidado em preservar, “tanto quanto possível”, as escolhas “legitimamente” feitas pelos Poderes eleitos.

– Dentro do espaço de conformação legislativa outorgado pelo Constituinte Originário, ao desenharem determinadas políticas públicas, com o inevitável sopesamento entre os valores constitucionais em disputa, deve nortear a atuação da Corte Constitucional, não apenas quando do julgamento mais percuciente e aprofundado do próprio mérito da demanda, mas, com ainda mais ênfase e rigor por ocasião da apreciação das medidas cautelares – afirmou o ministro.

Ele ainda completou que a Corte deve ter, em regra, deferência diante das escolhas dos poderes Legislativo e Executivo.

– Ante o exposto, renovando as vênias ao e. Relator, divirjo de Sua Excelência para indeferir a medida cautelar, deixando de referendar a decisão monocrática que a deferiu – acrescentou.

SUSPENSÃO
Ao suspender liminarmente a lei no último dia 4, a pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), Barroso foi duramente criticado por parlamentares governistas e oposicionistas, que aprovaram o projeto de lei no Congresso no início de agosto.

O texto foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Para Barroso, que já foi acompanhado por outros quatro ministros até o momento no julgamento, a lei deve permanecer suspensa até que uma série de questões sobre impactos financeiros do piso salarial seja esclarecida.

De acordo com o ministro, nas reuniões que teve com representantes do Congresso na última semana, todos reconheceram a importância da alocação de recursos e registraram o fato de que demissões já vinham ocorrendo por antecipação ao início de vigência da medida.

Ao divergir de Barroso, Mendonça discorreu sobre a necessidade de uma postura de “maior autocontenção” pela Suprema Corte.

– Quanto maior o leque de legítimas opções interpretativas disponíveis aos Poderes democraticamente eleitos, menor deve ser o rigor daquele que tem o ônus do controle de conformação dessas escolhas complexas, diante da largueza das balizas estabelecidas. Em tais situações, a postura que se convencionou denominar como autocontenção judicial se impõe – escreveu o ministro.

No voto, Mendonça rememora, inclusive, abordagens usadas por Barroso, ao atribuir ao colega a tese de que, sob o risco de asfixiar o exercício democrático, não se deve pretender que a “normatividade constitucional” seja responsável pela direção de todos os espaços estatais.

O julgamento da ação no plenário virtual do Supremo começou na última sexta-feira (9), e poderá ter duração de cinco dias, com conclusão até quarta-feira (14).

*AE

Leia também1 Haddad: Eleição não vai escolher um governo, mas um regime
2 “TSE está fazendo campanha pro Lula na cara dura”, diz Monark
3 José Dirceu teme ser preso caso Lula perca eleições deste ano
4 Lula vira alvo de notícia-crime por comparar 7/9 à Ku Klux Klan
5 Gabriel Monteiro renuncia à candidatura após impugnação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.