Leia também:
X Oposição apresenta projetos para impedir novas fraudes no INSS

Mendonça: Supremo imparcial ajudaria a pacificar o país

O ministro costuma ser voto vencido em temas políticos ou ligados à liberdade de expressão

Pleno.News - 13/05/2025 15h23 | atualizado em 13/05/2025 16h18

André Mendonça Foto: Gustavo Moreno/SCO/STF

Nesta segunda-feira (12), o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a pacificação do Brasil depende da atuação imparcial do Supremo. A declaração foi feita durante o evento Doing Business in Brazil, na universidade Georgetown, em Washington, capital dos Estados Unidos.

Ao comentar a polarização política, Mendonça disse que o país está dividido e que não vê possibilidade de pacificação antes das próximas eleições. Para ele, o Judiciário precisa agir com imparcialidade e credibilidade para ajudar o país a superar esse cenário.

– Nós precisamos passar pelas próximas eleições. Não vejo possibilidade neste momento de ter uma busca de pacificação. Acho que isso passa muito pelo Poder Judiciário – disse ele.

E continuou:

– Cabe a cada um de nós, no Supremo Tribunal Federal, tentarmos ser esses agentes de segurança, de imparcialidade, de credibilidade do país, de aplicação justa da lei, independentemente das partes que estão envolvidas.

Durante sua fala no evento, que terminará nesta quarta (14), o ministro reafirmou o compromisso com a imparcialidade e disse que há tensão constante entre diferentes visões ideológicas no Brasil.

– Eu prezo muito pela imparcialidade e há uma tensão muito grande entre linhas diferentes de ideologias no Brasil.

Indicado ao STF em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mendonça costuma ser voto vencido em temas políticos ou ligados à liberdade de expressão. Ele defende posições mais abertas nesse campo, mesmo quando isso o coloca em minoria.

Leia também1 Janja gera constrangimento em encontro com Xi Jinping na China
2 Oposição apresenta projetos para impedir novas fraudes no INSS
3 CPI das Bets: Diante de Virginia, Cleitinho critica a classe política
4 PF deflagra 5ª fase da operação contra venda de sentenças no STJ
5 Saiba quem são os parlamentares que assinaram a CPMI do INSS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.