Leia também:
X Diretor da fundação de Soros participará da transição de Lula

Mendonça será relator de pedido contra ministro da Defesa

Pedido de impeachment foi protocolado por um grupo de advogados

Monique Mello - 17/11/2022 14h05 | atualizado em 17/11/2022 14h58

André Mendonça Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado como relator do pedido de impeachment do ministro da Defesa, o general Paulo Sérgio Nogueira, protocolado nesta quarta-feira (16) por um grupo de advogados.

O documento enviado ao Supremo pede o afastamento imediato do chefe das Forças Armadas além de solicitar a realização de busca e apreensão no gabinete e na residência oficial do general. Os advogados alegaram “crime de responsabilidade”, devido à nota do Ministério da Defesa sobre as eleições.

– Ainda que tenha se afirmado, de forma ambígua, que não havia sido apontada nenhuma fraude, o objetivo era claro e foi sentido nas ruas, inflamando vários protestos de caráter golpista país afora – diz o documento dos advogados.

A ação do grupo afirma ainda que a nota divulgada pelas Forças Armadas no dia 10 de novembro “contrariou expressamente” o relatório divulgado no dia anterior pela própria pasta. O objetivo dos advogados é tentar colher provas de que Nogueira tenha participado de tratativas para desacreditar o processo eleitoral do país.

Os advogados que assinam tal petição são: Lucas Azevedo Paulino, Thiago Süssekind, Gabriela Moura Guimarães, Pedro Martins, Felipe Autran D. L. Ribeiro, Vitório Paulino de Paiva Silvestre, Nicholas Vieira de Carvalho, Alexandre Mendonça, Letícia Regina Camargo Kreuz e Ivo Meirelles.

Leia também1 Lewandowski diz que a Defesa deve ser chefiada por um civil
2 General adverte Barroso após ele chamar manifestante de "mané"
3 Atos: Moraes bloqueia contas de 43 supostos financiadores
4 Gen. Villas Boas: Quem luta por liberdade jamais será vencido
5 Comandante da Aeronáutica curtiu posts de manifestantes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.