Leia também:
X Deputado nega vacinar os filhos: ‘Só por cima do meu cadáver’

Médico de Bolsonaro tomará decisão sobre cirurgia amanhã

Antônio Luiz Macedo destacou a necessidade de um "exame clínico criterioso"

Pleno.News - 03/01/2022 15h50 | atualizado em 03/01/2022 15h59

Antônio Luiz Macedo
Cirurgião Antônio Luiz Macedo Foto: EFE/Sebastião Moreira

O médico-cirurgião que acompanha o presidente Jair Bolsonaro (PL), Antônio Luiz Macedo, afirmou que decidirá nesta terça-feira (4), após chegar ao Hospital Vila Nova Star, se será necessário operar o chefe do Executivo, que está internado em São Paulo desde a madrugada desta segunda-feira (3), com um quadro de obstrução intestinal.

– A decisão [sobre] se Bolsonaro vai ser operado ou não depende de um exame clínico criterioso por parte do cirurgião. Não é uma tomografia que vai dizer se vai ser operado, hemograma, PCR, nada disso. É o exame clínico adequado por parte do cirurgião – afirmou o médico, por meio de um áudio no aplicativo de mensagens WhatsApp ao Estadão.

De acordo com o profissional, outros médicos do Vila Nova Star já examinaram o presidente e avaliaram que talvez a cirurgia não seja necessária.

– Mas eu chegando, vou direto ao hospital, vou examinar direitinho [o presidente] e ver se há necessidade de operação ou não – acrescentou.

Macedo deve chegar à capital paulista por volta das 2 horas da madrugada de amanhã. Ele está nas Bahamas, onde tirava férias. Anteriormente, havia expectativa de que o profissional retornasse ao Brasil ainda nesta tarde. De acordo com o médico, ele não usará avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para voltar ao país.

– Jamais iria gastar dinheiro do governo brasileiro utilizando avião da FAB. O avião não é da FAB – afirmou.

A aeronave que buscará Macedo e a esposa nas Bahamas, de acordo com ele, está agora na França e é propriedade da Rede D’Or, dona do Hospital Vila Nova Star.

– Não temos como chegar em São Paulo em avião comercial rápido. Então, o avião vai nos pegar agora, à noite – explicou.

Macedo acompanha o presidente desde setembro de 2018, quando Bolsonaro sofreu uma facada na região do abdômen durante a campanha eleitoral.

Pela manhã, Bolsonaro havia afirmado no Twitter que faria exames para definir se precisará de uma nova cirurgia para tratar o quadro de suboclusão intestinal. O hospital informou, na manhã desta segunda-feira (3), que o mandatário está estável, em tratamento e sem previsão de alta.

Bolsonaro estava de férias em São Francisco do Sul (SC) desde a última segunda-feira (27) e voltaria hoje para Brasília. Nesta madrugada, ele deixou o litoral catarinense de helicóptero em direção a Joinville. De lá, embarcou para São Paulo com a comitiva presidencial.

Bolsonaro tinha dado entrada no Vila Nova Star pela última vez em julho de 2021, quando também sentiu dores abdominais e ficou quatro dias no hospital, localizado na Vila Nova Conceição, na Zona Sul da capital paulista. Na ocasião, ele não precisou ser operado.

O presidente já realizou seis cirurgias em decorrência do atentado com faca sofrido por ele em 2018, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

*AE

Leia também1 O que é a obstrução intestinal, quadro que acomete Bolsonaro
2 Médico de Bolsonaro voltará a SP em voo fretado pelo hospital
3 Presidente do México deseja boa recuperação a Bolsonaro
4 Mourão encerra férias na Bahia após internação de Bolsonaro
5 Michelle Bolsonaro agradece mensagens após internação

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.