Médico: Bolsonaro pode iniciar fisioterapia nesta sexta-feira
Ex-presidente passou por uma cirurgia de hérnia nesta quinta-feira
Pleno.News - 25/12/2025 16h15 | atualizado em 26/12/2025 18h13

O médico chefe da equipe cirúrgica do Hospital DF Star, em Brasília, Cláudio Birolini, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve cumprir de cinco a sete dias de recuperação após a cirurgia de hérnia inguinal bilateral e que pode começar a fisioterapia nesta sexta-feira (26).
As declarações ocorreram nesta quinta (25). Birolini afirmou ainda que a cirurgia ocorreu como previsto.
– O achado intraoperatório foi muito o que nós esperávamos – disse.
Perguntado sobre quando Bolsonaro vai começar a fisioterapia, o cirurgião respondeu:
– A gente vai segurar provavelmente até amanhã.
O médico afirmou que Bolsonaro tinha uma hérnia maior no lado direito. Do lado esquerdo, era uma hérnia ainda numa fase inicial, mas que se não resolvesse agora, ele desenvolveria o mesmo quadro clínico. O procedimento corrigiu a hérnia nos dois lados.
De acordo com Birolini, a cirurgia de hérnia durou três horas. O médico também afirmou que considera pedir que Bolsonaro repita um exame de endoscopia durante a internação, para avaliar a esofagite, a gastrite e o refluxo.
*AE
Leia também1 Prisão domiciliar para Bolsonaro deve ser avaliada "passo a passo"
2 Médico diz que resolver soluço de Bolsonaro é "ponto central"
3 Cirurgia de Bolsonaro ocorreu "de acordo com previsto", diz médico
4 Mãe de Bruno, da dupla com Marrone, morre no dia de Natal
5 Narrador Galvão Bueno é internado após passar mal



















