Leia também:
X Líder da facção PCC é transferido de Brasília para São Paulo

Mauro Vieira e Rubio se reúnem na Casa Branca nesta quinta

Chanceler brasileiro e secretário de Estado dos EUA tratarão de temas relacionados ao tarifaço

Thamirys Andrade - 16/10/2025 12h11 | atualizado em 16/10/2025 12h52

Mauro Vieira e Marco Rubio Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados; Foto: EFE/EPA/YURI GRIPAS / POOL

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, encontrará o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, nesta quinta-feira (16), a fim de tentar reverter o tarifaço imposto pelo país norte-americano contra os produtos brasileiros. A reunião acontece na Casa Branca, em Washington, a partir das 14h (15h no horário de Brasília).

Entre as pautas previstas para serem abordadas no encontro desta quinta, está também a revogação das sanções contra autoridades brasileiras. Já os EUA devem negociar normas mais brandas em relação à responsabilização de big-techs estadunidenses.

O encontro presencial ocorre a convite do próprio Rubio, que ligou para Vieira no último dia 9 de outubro propondo a reunião, que servirá para preparar caminho para um encontro entre os presidentes Donald Trump e Lula.

Rubio foi designado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, para negociar a questão tarifária com o Brasil. De perfil alinhado à direita, o secretário de Estado já fez diversas declarações em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), bem como dezenas de críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e foi um dos responsáveis por anunciar a aplicação da Lei Magnitsky contra o magistrado.

Apesar disso, o vice-presidente brasileiro Geraldo Alckmin (PSB) afirmou não enxergar problemas na escolha de Rubio para conduzir as tratativas do lado norte-americano.

– Não acredito [que a escolha atrapalhe o diálogo]. A orientação do presidente Trump foi muito clara. Nós queremos fazer um diálogo e entendimento, e o Brasil sempre defendeu isso – declarou Alckmin, no último domingo (12).

Leia também1 Senado avança com projeto que proíbe aborto após 22 semanas
2 CPMI do INSS retira de pauta quebras de sigilos de Carlos Lupi
3 Sindicato ligado a irmão de Lula já perdeu 98% dos filiados
4 Câmara aprova suspensão de ação penal contra Gustavo Gayer
5 Barroso passará a noite internado para bateria de exames

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.