Leia também:
X Após fuzilar colegas, policial de SP desabafou em vídeo

Mauro Cid depõe à PF nesta segunda sobre o caso das joias

Tenente-coronel ficou em silêncio em depoimento sobre caso dos cartões de vacina

Pleno.News - 22/05/2023 12h32 | atualizado em 22/05/2023 13h12

Mauro Cid Foto: Alan Santos/PR

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens no governo Jair Bolsonaro, tem um novo depoimento previsto nesta segunda-feira (22), desta vez no caso das joias sauditas. A investigação é conduzida pela superintendência da Polícia Federal em São Paulo. Ele deve ser ouvido por videoconferência por volta das 15h30.

O depoimento estava previsto para o dia em que ele foi preso preventivamente na Operação Venire, por isso precisou ser remarcado.

Cid será interrogado pela segunda vez no inquérito. Ele já foi ouvido por cerca de três horas no início do mês passado, quando confirmou que recebeu um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para tentar reaver as joias retidas pela Receita Federal.

Bolsonaro também já deu sua versão. O ex-presidente alegou que acionou seus auxiliares para evitar um “vexame diplomático” e que só ficou sabendo da existência das joias em 2022.

O conjunto de colar, anel, par de brincos e relógio em ouro branco e diamantes da marca suíça Chopard, avaliado em R$ 16,5 milhões, foi um presente do regime da Arábia Saudita. Outros dois kits, com relógio, caneta, terço islâmico e abotoaduras, também vieram a público.

A investigação é conduzida pelo delegado Adalto Machado. Mauro Cid seria ouvido na semana passada em outro inquérito, sobre um esquema de fraudes em certificados de vacina da Covid-19. Ele se apresentou na sede da PF, em Brasília, mas decidiu ficar em silêncio e não respondeu aos questionamentos dos investigadores.

*AE

Leia também1 Mulher de Cid acusa o marido de fraude do cartão de vacina
2 Defesa de Mauro Cid pede ao STF revogação de prisão
3 Michelle Bolsonaro nega relação com tenente Mauro Cid
4 Bolsonaro diz que é perseguido e que nada justificaria sua prisão
5 Bolsonaro sobre Cid: “Peço a Deus que ele não tenha errado"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.