Leia também:
X Maurício Souza vai receber a maior honraria da Alesp

Boulos lamenta cancelamento de lançamento de livro no Masp

Museu alegou que seu estatuto proíbe "manifestações de caráter político", segundo a editora Contracorrente

Pleno.News - 03/05/2022 15h00 | atualizado em 03/05/2022 15h35

Guilherme Boulos Foto: EFE/Sebastião Moreira

O Museu de Arte de São Paulo (Masp) cancelou o evento de lançamento do livro Sem Medo do Futuro, de autoria de Guilherme Boulos (PSOL), pré-candidato a deputado federal. O museu alegou que seu estatuto proíbe “manifestações de caráter político”, segundo a editora Contracorrente.

Em nota nas redes sociais, nesta segunda-feira (2), a Contracorrente classificou o cancelamento como “um grave atentado à liberdade de expressão”.

– Para nossa surpresa, o museu, quatro dias antes de evento, recusou-se a alugar o auditório para a Editora Contracorrente, sob o argumento de que é “uma instituição privada sem fins lucrativos, independente e isenta”, cujo estatuto proíbe a realização de quaisquer manifestações de caráter político – afirmou a editora.

A equipe da editora afirma já ter realizado visitas técnicas, avaliado o espaço, assinado contrato e iniciado a divulgação do lançamento, marcado para esta quarta-feira (4).

– A confusão esclarece que, também a direção do MASP, ou alguém nela, tem posição: o obscurantismo e a intolerância – afirmou a Contracorrente.

Ao Estadão, Boulos lamentou o cancelamento pelo Masp.

– É lamentável que uma instituição tão importante para a cultura brasileira volte atrás no lançamento de um livro. Pior ainda que isso aconteça em meio à escalada do autoritarismo bolsonarista – disse.

Em nota, o Masp afirmou que o lançamento precisou ser cancelado por não está de acordo com o “artigo 2, parágrafo terceiro do estatuto social do museu que diz que a ‘vedação à realização de quaisquer manifestações de caráter político e/ou religioso’, impossibilitando que o museu atue como sede de qualquer tipo de evento relacionado a esses temas”.

*AE

Leia também1 Defesa de Flordelis entrará com pedido de suspeição contra juíza
2 Zambelli rebate provocação de Sergio Moro: "Traíra lhe define"
3 Lula diz que Arthur Lira age como se fosse "imperador"
4 Bolsonaro afirma que DiCaprio devia "ficar de boca fechada"
5 Após vaias a Paulinho da Força, Solidariedade decide apoiar Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.