Leia também:
X Os carros novos Peugeot devem entrar na sua lista dos sonhos

Martins: ‘Relação Brasil-Índia vive melhor momento histórico’

Nas redes sociais, assessor especial da Presidência da República reforçou a amizade entre os países

Monique Mello - 29/01/2021 17h34 | atualizado em 29/01/2021 18h31

Na tarde desta sexta-feira (29), o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Filipe G. Martins, utilizou sua conta no Twitter para reforçar o bom relacionamento entre Brasil e Índia. O assessor foi motivado pelas recentes especulações de setores da imprensa de que não há proximidade entre os dois países.

Filipe contou sobre o evento organizado pela embaixada indiana para celebrar o Dia da República da Índia, no último dia 26 de janeiro. Na mesma publicação, ele relembra que há um ano acompanhou o presidente Jair Bolsonaro numa viagem à Nova Délhi, na Índia.

A ocasião era a cerimônia do Dia da República, da qual Bolsonaro participou como convidado especial e pôde assistir à cerimônia de um lugar de honra, ao lado do primeiro-ministro Narendra Modi.

Filipe relata que aquela foi “uma demonstração clara do apreço da nação indiana pelo Brasil e também um importante sinal do excelente momento da relação entre os dois países na defesa de valores e objetivos comuns, como a democracia, a soberania e a busca de prosperidade para os nossos povos”.

– Nas ruas daquele país, seja em Nova Délhi ou em Agra, vimos grande admiração pela figura do presidente Bolsonaro, demonstrada em palavras, gestos e ações. Inúmeros indianos fizeram questão de nos contar o quão entusiasmados estavam com a proximidade dos dois países e dos dois líderes – conta.

Filipe G. Martins é assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais Foto: Reprodução/Twitter

O assessor apresenta também dados de resultados concretos da viagem como: reunião com mais de 400 executivos; 15 acordos concluídos; avanço nas negociações sobre cooperação no setor de biocombustíveis; e um plano de ação para aprofundar a Parceria Estratégica.

Nas palavras de Filipe, nem mesmo a pandemia foi capaz de frear a aproximação entre os dois países.

– Em 2020, obtivemos rápida liberação e remessa de insumos e medicamentos para combater a covid-19 e, agora, em 2021, recebemos com prioridade um volume expressivo de doses da vacina produzida na Índia – relata.

Nem mesmo a pandemia foi capaz de frear a aproximação entre os dois países

O assessor complementa, afirmando aos seus mais de 300 mil seguidores que a parceria Brasil-Índia é uma fórmula de sucesso e ainda trará grandes benefícios e mudanças positivas ao sistema internacional.

– Em 2021, se as condições sanitárias permitirem, voltaremos à Índia para a Cúpula do BRICS e avançaremos ainda mais nessa parceria – conclui

Nesta quinta-feira (28), após celebrar com o presidente Bolsonaro, Suresh K. Reddy, embaixador da Índia no Brasil , foi recebido pela ministra Damares Alves. A reunião foi para discutir pautas dos direitos humanos e a união dos países em prol das causas.

Leia também1 Ministra Damares se reúne com o embaixador da Índia no Brasil
2 Mourão fala em uma possível "reorganização do governo"
3 10 milhões de vacinas devem chegar da Índia em fevereiro
4 Brasil rapidamente será o 2º país com mais vacinados no Ocidente
5 Bolsonaro: 'Bonner vem mentir no JN com aquela cara de pastel'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.