Leia também:
X Eduardo adota cautela sobre liderança na Câmara

Marquezine critica descaso do governo sobre o óleo no NE

Para a atriz, o governo prefere "apontar dedos" do que buscar uma solução

Henrique Gimenes - 21/10/2019 16h41 | atualizado em 22/10/2019 11h27

Bruna Marquezine Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (21), a atriz Bruna Marquezine utilizou suas redes sociais para criticar a atuação do governo no combate às manchas de óleo nas praias do Nordeste. Em sua conta do Instagram, a artista pediu às autoridades para tomarem “atitudes urgentes”, já que o meio ambiente “pode levar décadas para se recuperar”.

– Precisamos exigir que as autoridades tomem atitudes urgentes. O governo e os órgãos competentes, assim como instituições especializadas, que dispõe de capital humano e da tecnologia de ponta, dos equipamentos técnicos e do conhecimento necessário, precisam atuar imediatamente para conter o avanço do petróleo e tomar toda e qualquer providência para minimizar os dados causados ao nosso ecossistema, já que não é possível reverter totalmente os impactos do derramamento – escreveu.

Em seu texto, Bruna também apontou alguns problemas que o óleo pode causar.

– Pra você que ainda escolhe ter uma postura tola, 100% política e partidária, radical e infantil diante de uma calamidade destas, saiba que a contaminação do petróleo não fica apenas na superfície. Parte do petróleo se dissolve na água, assim contaminando os animais marinhos podendo contaminar toda a cadeia alimentar da qual nós fazemos parte – explicou.

A atriz ainda disse que o governo federal está agindo com “descaso” em relação às manchas.

– O Brasil, e principalmente os governos estaduais e municípios, claramente não têm preparo e estrutura para lidar com um vazamento de óleo desse tamanho. E o atual governo age com descaso e prefere apontar dedos do que decretar estado de emergência e executar as ações necessárias num momento grave como este, incluindo buscar e aceitar ajuda de qualquer outro país. Corremos o risco de derramamento de óleo durante todo o processo de exploração do petróleo e nesse caso, ainda nem sabemos o local de origem do vazamento, muitos menos as causas e o tamanho desse derramamento – ressaltou.

Leia o texto de Bruna Marquezine:

“PRECISAMOS EXIGIR QUE AS AUTORIDADES TOMEM ATITUDES URGENTES. O governo e os órgãos competentes, assim como instituições especializadas, que dispõe de capital humano e da tecnologia de ponta, dos equipamentos técnicos e do conhecimento necessário, precisam ATUAR IMEDIATAMENTE pra CONTER O AVANÇO DO PETRÓLEO e tomar toda e qualquer providência pra MINIMIZAR OS DANOS causados ao nosso ecossistema, já que NÃO É POSSÍVEL REVERTER TOTALMENTE OS IMPACTOS do derramamento.

O nosso meio ambiente pode levar DÉCADAS para se recuperar dessa tragédia.

Já são mais de 300 PRAIAS do nordeste CONTAMINADAS pelas manchas de óleo.

E pra você que ainda escolhe ter uma postura tola, 100% política e partidária, radical e infantil diante de uma calamidade destas, saiba que a contaminação do petróleo não fica apenas na superfície. Parte do petróleo se dissolve na água, assim contaminando os animais marinhos podendo CONTAMINAR TODA A CADEIA ALIMENTAR da qual NÓS fazemos parte.

Repensou agora?

O Brasil, e principalmente os governos estaduais e municípios claramente NÃO TEM PREPARO E ESTRUTURA para lidar com um vazamento de óleo desse tamanho e o atual governo age com DESCASO e prefere apontar dedos do que decretar ESTADO DE EMERGÊNCIA e executar as ações necessárias num momento grave como este, incluindo buscar e aceitar ajuda de qualquer outro país. Corremos o risco de derramamento de óleo durante TODO O PROCESSO de exploração do petróleo e nesse caso, ainda nem sabemos o local de origem do vazamento, muitos menos as causas e o tamanho desse derramamento.

Os combustíveis fósseis são a PRINCIPAL RAZÃO DO AQUECIMENTO GLOBAL. Precisamos falar mais sobre isso, repensar diariamente a maneira em que os usamos e pressionar as autoridades e órgãos competentes no mundo todo. Não é mimimi, muito menos tem a ver com posição política. Escrevo isso também como forma de lembrete pra mim. Nós realmente PRECISAMOS ACELERAR A TRANSIÇÃO PRA UMA MATRIZ ENERGÉTICA 100% LIMPA E RENOVÁVEL.

Não. Existe. Planeta. B.

Ao povo nordestino e a todos os voluntários, a minha eterna gratidão. O MUNDO está vendo que VOCÊS estão limpando o óleo do nosso mar no braço. OBRIGADA.
Eu, do fundo do meu coração, queria poder estar aí, fisicamente, me sentindo mais útil nessa luta.

Por último, por favor, tomem os cuidados necessários para preservar a saúde e continuem documentando tudo que está acontecendo e o quanto o nosso meio ambiente, vocês e consequentemente todos nós estamos sendo afetados.

B.”

https://www.instagram.com/p/B348ipTAWLt/

Leia também1 Marina Silva retorna a criticar governo por causa de óleo
2 Mourão diz que é difícil prever a quantidade de óleo no NE
3 Salles ironiza Greenpeace por não ajudar a limpar as praias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.