Mariz de Oliveira: “juiz não se mistura com empresário”
Advogado destaca que o sistema de justiça brasileiro está indo "de ladeira abaixo"
Pleno.News - 13/04/2026 13h17

Três recentes pesquisas mostram uma percepção negativa da opinião pública em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente após a investigação de fraudes financeiras do Banco Master e as suspeitas de ligações de alguns ministros da Corte com o banqueiro Daniel Vorcaro.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o advogado Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, ex-secretário da Justiça e da Segurança Pública de São Paulo e ex-presidente da OAB-SP, ressaltou que não se deve atacar o Supremo como instituição, mas que é possível criticar o comportamento de ministros da Corte. Para ele, a raiz da atual crise foi o televisionamento a partir do julgamento do Mensalão.
– Os juízes passaram a falar para as câmeras e Justiça não é espetáculo televisionado – observou.
Mariz também criticou os eventos de ministros com empresários no exterior para discussões sobre o Brasil.
– Junto com os juízes vão empresários que estão com casos pendentes de julgamento nos tribunais superiores. Isso é absolutamente indevido e inconcebível. O juiz não pode se misturar com o jurisdicionado – enfatizou.
Para ele, é preciso haver pressão da sociedade e das instituições para uma mudança de comportamento na Magistratura.
– O sistema de Justiça como um todo está ladeira abaixo. Se nós não reagirmos através das instituições, através da sociedade como um todo, nós estaremos beirando o caos social – afirmou.
Mariz ainda defendeu que os indicados para o STF tenham no mínimo 50 anos de idade e mandatos de no máximo 15 anos.
*AE
Leia também1 Mourão rejeita Jorge Messias no STF e aponta militância petista
2 Presidente dos Batistas aos 31 anos, Abdalla revela desafios
3 PF convida amiga de Lulinha para depor sobre escândalo do INSS
4 Lula demite presidente do INSS que ficou só 11 meses no cargo
5 Eduardo Bolsonaro “atrapalha” e direita deve focar Lula, diz Ciro



















