Leia também:
X Vídeo: Bandidos roubam piscina de 30 mil litros de loja

Marinha dá prazo de 90 dias para oficiais deixarem partidos

Força destacou que envolvimento de militares com legendas políticas é proibido pela Constituição

Thamirys Andrade - 16/03/2023 13h35 | atualizado em 16/03/2023 14h34

Marinha Foto: Reprodução / Youtube / TV Brasil

A Marinha emitiu um comunicado interno, nesta terça-feira (15), determinando um prazo de 90 dias para que todos os militares da ativa se desfiliem de partidos. A Força destacou que o envolvimento de seus oficiais com legendas políticas é proibido pela Constituição Federal e passível de punições.

– De acordo com o inciso V, do § 3º, do art. 142 da Constituição Federal, o militar, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos – frisa o texto, que foi obtido pelo jornal Folha de S.Paulo.

O comunicado foi enviado no mesmo dia em que o comando da Marinha almoçou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reunião marcou um gesto do chefe do Executivo aos militares, relação que ficou estremecida com os atos de 8 de janeiro, em Brasília, quando houve a invasão às sedes dos Três Poderes.

O texto orienta que os militares confiram se seus nomes estão filiados a algum partido por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a entidade, é possível que a adesão tenha ocorrido antes do início da carreira militar ou até mesmo sem o consentimento do oficial em questão.

– Decorrido o prazo estipulado de 90 dias sem que haja a correspondente desfiliação, serão adotadas as medidas disciplinares cabíveis em decorrência do eventual descumprimento da norma constitucional – destacou a Marinha.

Embora o comunicado tenha sido emitido na terça-feira (14), o prazo de 90 dias já passou a contar desde o último dia 8, data em que a Força publicou um documento orientando como realizar a desfiliação.

Leia também1 Moraes nega compartilhar dados do 8 de Janeiro com CPI distrital
2 Mulher acusada de golpe de R$ 720 milhões contra mãe é solta
3 Homem rouba R$ 5 de banco apenas por querer ser preso
4 Deputados vão à PGR após Lula e Padilha agirem contra CPMI
5 Justiça condena farmacêutica a indenizar filhos de Boechat

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.