Leia também:
X Michelle Bolsonaro recebe alta e suspeita de labirintite é negada

Marina Silva diz que governo Lula passa por ‘crise dos 6 meses’

Pasta da ministra sofreu derrota em comissão do Congresso

Thamirys Andrade - 25/05/2023 17h35 | atualizado em 25/05/2023 18h04

Marina Silva Foto: EFE / André Borges

Após o Ministério do Meio Ambiente viver uma derrota em comissão do Congresso, a titular da pasta, Marina Silva (Rede), avaliou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está vivendo uma “crise dos seis meses”. Ela ainda afirmou que parte do Parlamento está promovendo uma “retaliação” contra seu ministério.

– Nós estamos vivendo outra crise dos seis meses agora, mas completamente diferente. O governo fez, na transição e no primeiro dia de governo, uma decisão correta, de restabelecer o MMA, mas infelizmente uma parte do Congresso Nacional acha que está fazendo uma retaliação ao MMA, porque, na gestão do presidente Lula, o Ibama tem as suas funções preservadas. Nesse momento, nós estamos vivendo um tensionamento que não está sendo fácil nem para o MMA, o MPI, o MDA, o MDH, o MCDR, porque são as agendas que o bolsonarismo foca com mais força – declarou ela nesta quinta-feira (25), segundo informações do portal Metrópoles.

Por meio de medida provisória (MP), o Congresso remanejou, nesta quarta-feira (24), atribuições do Ministério do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, repassando-as para outras pastas. Entre as mudanças, está a transferência do Cadastro Ambiental Rural (CAR), antes sob a responsabilidade de Marina, para o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A decisão foi tomada em comissão mista por 15 a 3, mas ainda pode ser revertida, pois a MP será apreciada pela Câmara e Senado até o dia 1° de junho.

Além disso, a MP ainda transfere a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Justiça, em uma derrota para a ministra Sonia Guajajara. Mais cedo, ela admitiu uma “certa frustração” com Lula por não ter se empenhado para evitar a mudança.

Tanto Marina quanto Guajajara foram intimadas para uma reunião com o presidente Lula nesta sexta-feira (26).

Leia também1 Lula "intima" Marina Silva para reunião nesta sexta-feira
2 Marina sob ataque: Ministra vê seus poderes serem dissolvidos
3 Oposição é contra escolha de Eliziane como relatora da CPMI
4 STF condena Fernando Collor; corrupção e lavagem de dinheiro
5 Lula almoçou com Moraes para definir novos ministros do TSE

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.