Leia também:
X MST invade fazendas da Suzano na 1ª onda de ações no novo governo Lula

Marina Silva atribui recorde de desmatamento a “revanche”

Ministra também acusou o governo Bolsonaro de não ser transparente com dados de desmatamento

Paulo Moura - 01/03/2023 15h10 | atualizado em 01/03/2023 18h31

marina silva
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva Foto: EFE/José Jácome

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, justificou como “revanche” o recorde de desmatamento registrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O órgão alertou que 209 quilômetros quadrados da Amazônia foram desmatados nas duas primeiras semanas de fevereiro, o que representa um recorde para o período desde 2015.

– Estão desmatando mesmo no período chuvoso. É uma espécie de revanche às ações que já estão sendo tomadas na ponta. E vamos continuar trabalhando, este é o nosso objetivo – disse.

A declaração foi feita por Marina, na última segunda-feira (27), após a chefe da pasta federal se encontrar com o enviado especial da Presidência dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry.

Na ocasião, a ministra ainda fez acusações contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) que, segundo ela, não seria transparente em relação aos dados de desmatamento.

– Nós não somos como o governo anterior, os dados são transparentes. As pessoas têm acesso aos dados em tempo real, exatamente para que a gente possa atuar de acordo com a gravidade do problema – justificou.

Apesar de dizer que o governo está trabalhando para reduzir o desmatamento ilegal, Marina não entrou em detalhes sobre as medidas que estão sendo tomadas. Ao falar sobre o assunto, a chefe da pasta federal declarou apenas que há atuação em “várias frentes”.

– As coisas não são mágicas. Temos a clareza da complexidade do problema e estamos trabalhando para que o desmatamento venha a cair estruturalmente. Construiremos um plano, mas mesmo assim estamos agindo emergencialmente em várias frentes contra o desmatamento e outras criminalidades que acontecem no Brasil inteiro – completou.

Leia também1 Nunes Marques é internado no Hospital Albert Einstein
2 Ida de Marcola a Brasília custou mais de R$ 250 mil ao país
3 Após crítica, uso de máscara em aviões não é mais obrigatório
4 Vereador se atrapalha e é visto no banho em videoconferência
5 Janja terá cargo no Planalto, com gabinete e funcionários

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.