Leia também:
X “Quem sabe ler e escrever não vota no PT”, diz Weintraub

Marcos Pontes revida matéria da Folha: Completa ignorância

Ministro esclareceu acusações feitas sobre base de Alcântara

Camille Dornelles - 14/10/2019 11h06 | atualizado em 14/10/2019 12h04

Ministro Marcos Pontes Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, se mostrou indignado com uma reportagem da Folha de S. Paulo no sábado (12). A matéria da Folha afirma que “documentos contradizem versão de ministro sobre ampliação de base de Alcântara”. Ela declara que o governo irá remover 350 famílias quilombolas dos arredores do Centro de Lançamento para sua expansão e que isso seria contra o que o ministro afirmou em abril.

Revoltado, Pontes decidiu se pronunciar. Ele esclareceu, em uma longa publicação pelas redes sociais, que está mantido o que havia afirmado sobre a base de Alcântara não precisar ser expandida.

– Infelizmente essa reportagem mostra completa ignorância com relação ao Acordo de Salvaguardas Tecnológicas e funcionamento comercial do Centro de Lançamento de Alcântara – escreveu.

Revelou também que a possível remoção de famílias faz parte de um plano para preservar a alta tecnologia que será utilizada na base.

– Primeiro, como especialista do setor espacial e responsável pela Agência Espacial Brasileira, reafirmo que, independentemente de qualquer outra discussão, (…) a área atualmente ocupada pelo Centro de Lançamento de Alcântara é suficiente para tirá-lo da ociosidade e do prejuízo aos cofres públicos (…) O Brasil precisa aprovar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (que estabelecem os limites de acesso) que assegura formalmente que os componentes espaciais contarão com segurança tecnológica – declarou.

Pontes ainda levantou que o uso do CLA irá favorecer a população de Alcântara de forma geral, com o lançamento dos próprios satélites brasileiros.

– O centro é a chance que eles têm de mudar de vida! – defendeu o ministro.

Leia também1 Weintraub ironiza Folha de S. Paulo e arranca risadas
2 Marcos Pontes recebe alta e deve ficar em repouso
3 Prefeitura de SP promete festival com peças censuradas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.