Leia também:
X Moraes ignora arquivamento e mantém ação sobre fake news

Marco Aurélio vê ‘censura’ e ‘retrocesso’ em decisão do STF

Ministro do Supremo não concorda com decisões de Alexandre de Moraes

Henrique Gimenes - 16/04/2019 18h29

Ministro Marco Aurélio Mello Foto: Divulgação/STF

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou, nesta terça-feira (16), a decisão de seu colega na Corte, ministro Alexandre de Moraes, de censurar uma matéria do site O Antagonista e da revista Crusoé. À TV Globo, ele disse que a decisão foi um “retrocesso” e uma “censura”.

A matéria apontava que o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, aparecia em uma planilha da Odebrecht com o nome de “amigo do amigo de meu pai”. Alexandre de Moraes determinou a remoção da matéria em um inquérito da Corte que investiga ofensas a membros do Supremo. Para Marco Aurélio, tudo no caso está errado.

– O que começa errado tende a complicar. O que começou errado? A instauração do inquérito pelo presidente do tribunal, e logo após o outro ato, que foi a designação de um relator ao invés de fazer sorteio. E agora esse ato que não compreendi, do ministro Alexandre de implantar uma censura. O Supremo sempre esteve engajado na preservação da liberdade de informação e de expressão, aí ocorre um retrocesso desse – apontou.

O ministro também disse que, no tempo em que está no STF, nunca viu uma decisão desse tipo.

– Estou há 28 anos no tribunal e nunca vi uma decisão dessas de retirar reportagem. Pela nossa Constituição, todos temos direito à informação, presta informação, direito à livre expressão (…) o que houve foi um ato imediato, do ministro Alexandre, tirando do ar o que estava no sítio da Crusoé. Para mim, ressoa como uma verdadeira censura e é inconcebível – ressaltou.

Leia também1 Moraes ignora arquivamento e mantém ação sobre fake news
2 Internauta critica STF e não se intimida: 'Vou tacar mais ovos'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.