Leia também:
X Sergio Moro assina ficha de filiação ao União Brasil

Marco Aurélio dispara críticas a Moraes: “Juiz trepidante”

Ex-ministro do Supremo falou sobre a atuação do ex-colega no caso Daniel Silveira

Monique Mello - 31/03/2022 14h58 | atualizado em 31/03/2022 15h33

Marco Aurelio e Alexandre de Moraes
Marco Aurelio Mello e Alexandre de Moraes Fotos: STF/SCO/Nelson Jr

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello teceu críticas ao seu ex-colega de Corte Alexandre de Moraes. Em entrevista à BBC News Brasil, nesta quinta-feira (31), o magistrado disse temer “tempestades” nas próximas eleições com Moraes na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

– Receio que possamos ter tempestades […] Não é o desejável. A atuação do juiz trepidante deve ser afastada. Vamos adotar temperança, vamos adotar compreensão sem abrir mão da prevalência das regras jurídicas – disse Marco Aurélio.

– A atuação, vou repetir, do juiz trepidante deve ser afastada – emendou.

Questionado sobre as decisões de Moraes em relação ao deputado federal Daniel Silveira (União-RJ), Marco Aurélio disse que seria necessário mais temperança ao magistrado.

– O momento é de temperança, de evitar-se esses antagonismos indesejáveis presentes às instituições, a instituição que é o STF e a instituição respeitável por todos, porque os integrantes foram eleitos pelo povo, que é a Câmara dos Deputados – assinalou.

Ainda sobre o caso Silveira, Marco Aurélio defende que o objetivo da decisão de colocar uma tornozeleira no parlamentar ainda lhe é desconhecido e que a decisão sobre o “ato de constrição” cabe aos demais parlamentares.

– Esse ato de constrição, repito porque é um ato de constrição, limita a liberdade de ir e vir, a meu ver, fica submetido ao colegiado, com a palavra os pares do deputado Daniel Silveira e que eles se pronunciem de acordo com o figurino legal – disse, antes de completar – Eu vejo algo até mesmo humilhante, um deputado federal ter que usar uma tornozeleira. Que período vivemos. Que tempos estranhos – afirmou o agora ministro aposentado.

Leia também1 Zambelli chora e cobra Pacheco por impeachment de Moraes
2 Bolsonaro faz duro discurso com recados ao STF: “Cala a boca, bota tua toga e não enche o saco”
3 Pastor Silas Malafaia: "Daniel Silveira é um frouxo arregão"
4 Moraes bloqueia bens de Daniel Silveira e estipula multa
5 Doria recua e decide deixar o governo para disputar o Planalto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.