Leia também:
X Casamento de prefeito com adolescente pode ser anulado

Marcelo Odebrecht termina pena após serviços comunitários

Ele foi delator do conluio de empreiteiras que pagou propinas a centenas de políticos

Pleno.News - 28/04/2023 18h00 | atualizado em 28/04/2023 18h05

Marcelo Odebrecht Foto: Reprodução/YouTube Valor Econômico

O executivo Marcelo Odebrecht passou dois anos trabalhando no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) para cumprir pena por corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro imposta pela Operação Lava Jato.

Marcelo foi delator do conluio de empreiteiras que pagou propinas a centenas de políticos em troca de contratos com a Petrobras. Ele era presidente da construtora que leva o sobrenome de sua família quando a Lava Jato estourou em 2014 e prendeu os principais executivos do grupo.

Depois de uma temporada na prisão, o empresário passou a prestar serviços comunitários como parte do acordo de colaboração assinado com o Ministério Público Federal (MPF). No Hospital das Clínicas, trabalhou no setor administrativo, entre 2021 e 2023, e terminou de cumprir a pena agora.

O hospital da USP tem um convênio com a Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal de São Paulo (Cepema). A parceria foi fechada em 2018 e, desde então, a instituição recebeu 50 pessoas autorizadas a prestar serviços comunitários ou a entidades públicas. O herdeiro do grupo Odebrecht é um destes.

O acordo de colaboração de Marcelo Odebrecht foi revisto em 2021 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Edson Fachin reduziu a pena de dez anos para sete anos e meio. O benefício foi concedido porque o acordo previa uma “cláusula de desempenho”, ou seja, se as informações compartilhadas fossem úteis, a pena seria reduzida.

*AE

Leia também1 'Sergio Cabral solto e Moro preso. Esse é o Brasil que você quer?'
2 Dois terços das ações de Zanin no STF envolvem Lula e família
3 Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, "prevê" que Moro será preso
4 Juiz da Lava Jato pede que Dino "evite coação de Tacla Duran"
5 STF mantém acusação de extorsão contra Moro e Deltan

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.