Leia também:
X General Augusto Heleno diz que vai à CPI do 8 de janeiro

Mara Gabrilli fica de pé e anda com ajuda de exoesqueleto

Tecnologia funciona como um esqueleto artificial robótico

Pleno.News - 28/04/2023 13h41 | atualizado em 28/04/2023 14h34

Mara Gabrilli Foto: Reprodução/Vídeo do Instagram

A senadora por São Paulo Mara Gabrilli (PSD) divulgou nas redes sociais nesta quinta-feira (27), um vídeo em que aparece testando um equipamento que permite que pessoas com paralisia possam ficar de pé e se moverem multidirecionalmente com braços livres.

– Não sou a mesma pessoa depois de testar esse equipamento – escreveu.

Segundo sua equipe, o objetivo é discutir formas sobre como transferir a tecnologia para o Brasil para ser utilizada na reabilitação de quem tem deficiência motora.

A máquina, que tem o nome de Atalante, foi desenvolvida pela startup francesa Wandercraf. Ela funciona como um exoesqueleto robótico, isto é, um esqueleto artificial que é utilizado externamente, colado ao corpo da pessoa, para dar suporte e permitir que ela consiga reproduzir movimentos.

– São 28 anos desafiando a inércia e a gravidade desde que quebrei o pescoço. Sempre trabalhei para resgatar movimentos. Chegar ao momento de andar com o auxílio de uma tecnologia que usa a força do meu próprio corpo é a prova de que todo esforço valeu a pena. É um universo de possibilidades que se abre – afirmou a senadora.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mara Gabrilli (@maragabrilli)

A principal inovação do Atalante, segundo a equipe de Mara, é que ele dispensa o uso de andadores, pois tem um sistema de controle de equilíbrio que permite maior estabilidade. Isso impede que o paciente caia ao tentar movimentos bruscos e dá maior autonomia para que realize atividades.

O Atalante recebeu há pouco tempo a autorização da Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa dos Estados Unidos, para ser usada na reabilitação de pessoas que têm problemas de mobilidade, em especial as que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Segundo a fabricante do equipamento, a Wandercraf, o exoesqueleto pode ser utilizado também em pessoas que sofrem de lesão medular, Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, traumatismo cranioencefálico, entre outras doenças ou condições que impactam os movimentos. Ele, afirma a startup, funciona com uma programação ajustável de acordo com o objetivo do paciente.

Mara Gabrilli, de 55 anos, é tetraplégica desde 1994, quando sofreu um acidente de carro. Ficou conhecida por defender os direitos das pessoas com deficiência e dar visibilidade a esse grupo. Sobre a nova tecnologia, Mara pretende propor que o poder público crie “walk centers”, locais que funcionariam como centros de condicionamento físico ou de ginástica voltados às pessoas com e sem deficiência que têm restrição de mobilidade.

– Esses centros seriam vinculados às universidades públicas, que já possuem estrutura tanto de reabilitação quanto para a prática esportiva – afirma.

A ideia precisaria ser avaliada e dimensionada em relação à capacidade de implementação do governo brasileiro.

*AE

Leia também1 Réplica de bebê de 12 semanas é símbolo da luta pró-vida
2 Atleta de 16 anos morre 24 horas após diagnóstico de leucemia
3 Papa critica os que se gabam "do insensato direito ao aborto"
4 Fiocruz: 19 estados têm aumento de casos graves de Covid
5 Elon Musk reage à mensagem de Nikolas sobre PL das Fake News

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.