Leia também:
X União libera mais R$ 4,5 milhões a cidades afetadas por chuvas

Manuela d’Ávila presidirá grupo de combate ao “discurso de ódio”

Grupo está atrelado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Pleno.News - 22/02/2023 11h42 | atualizado em 22/02/2023 18h05

Manuela d’Ávila Foto: Paco Campos/EFE/EFEVISUAL

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, instituiu grupo de trabalho (GT) para apresentação de estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo e à proposição de políticas públicas em direitos humanos sobre o tema. O grupo será presidido pela ex-deputada federal Manuela d’Ávila e contará com cinco representantes do ministério e 24 da sociedade civil.

A portaria de criação do grupo, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (22), diz que a equipe terá como competências “assessorar o ministro nas questões referentes ao discurso de ódio e ao extremismo, realizar estudos e discutir estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo e propor políticas públicas de direitos humanos nessa área”.

Os trabalhos terão duração de 180 dias, prorrogáveis se necessário.

Ainda serão convidados a integrar o grupo representantes da Advocacia-Geral da União, Ministério da Educação, Ministério da Igualdade Racial, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Mulheres, Ministério dos Povos Indígenas e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A participação no grupo será considerada prestação de serviço público relevante, não remunerada.

Nas redes sociais, Manuela se manifestou sobre a escolha de seu nome para comandar as atividades.

– Aceitei, me sentindo muito honrada e desafiada, o convite do Ministro @silviolual para presidir o Grupo de Trabalho para apresentação de estratégias de combate ao ódio e ao extremismo e para a proposição de políticas públicas em direitos humanos sobre o tema – escreveu.

– Estarei acompanhada por ativistas, pesquisadoras e estudiosos do tema, gente que tem muito a contribuir para que o Brasil se torne uma referência global de enfrentamento ao ódio, extremismo, intolerância e violência criadas nestes ambientes – completou.

*AE

Leia também1 Felipe Neto vai compor grupo do governo contra 'discurso de ódio'
2 Pernambuco aprova identidade "não binárie" no registro civil
3 Damares sobre governo Lula: “Só estamos vendo falação”
4 Damares propõe agravar pena de infratores em saidinha
5 Em carta para fórum da Unesco, Lula cita regulação das redes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.