Manifestantes realizam ato em Brasília pela impressão do voto
Evento ainda contou com a presença de políticos conservadores como a deputada Bia Kicis
Pleno.News - 06/12/2020 15h39 | atualizado em 06/12/2020 15h48

Um grupo de manifestantes e políticos conservadores fez um protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste domingo (6) em defesa do voto impresso. Os manifestantes também carregaram cartazes contra a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP) aos comandos da Câmara e Senado, respectivamente.
Com dois carros de som, o grupo caminhou até o gramado em frente ao Congresso Nacional. Não houve divulgação oficial do número de participantes. A deputada Bia Kicis (PSL-DF) discursou durante o evento e questionou a credibilidade da urna eletrônica.
– O voto é o instrumento mais importante da nossa democracia e nosso sistema. Por mais que o TSE Tribunal Superior Eleitoral e a mídia quase que integralmente queiram nos fazer acreditar que ele é perfeito, nós temos elemento para saber que ele é vulnerável – disse a deputada.
Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de autoria de Bia Kicis foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara no fim do ano passado. Foram 33 votos a favor e apenas cinco contrários, com o apoio de partidos como DEM, Republicanos, PT, PDT e MDB.
O projeto torna obrigatória a existência do voto impresso. De acordo com a deputada, a eleição funcionaria da seguinte forma: o eleitor registraria seu voto na urna eletrônica, como é feito hoje. Após apertar o botão “confirma”, uma impressora geraria o voto de papel. O eleitor não poderia levar o comprovante, mas poderia vê-lo antes que ele fosse depositado em uma urna separada.
*Estadão
Leia também1 Grupos planejam atos a favor do voto impresso neste domingo
2 No Rio, Jair Bolsonaro vota e defende voto impresso
3 Eduardo volta a criticar urna eletrônica sem voto impresso
4 Internautas fazem manifestação nas redes pedindo voto impresso
5 Deputados criticam TSE: "Não funciona e quer que confiemos"