Leia também:
X Amiga de Janja ganha cargo no Ministério do Trabalho

Manifestante só arrombou antessala de Lula após checar que seria gravado

Ação do invasor foi registrada por repórter fotográfico

Pleno.News - 24/04/2023 16h09 | atualizado em 25/04/2023 10h24

Homem invadiu antessala do gabinete presidencial com um chute Foto: Reprodução

Os vídeos registrados pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro seguem revelando fatos curiosos. Desta vez, constatou-se que o manifestante responsável por arrombar a porta da antessala do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só o fez após checar que estava sendo gravado por um repórter fotográfico da agência Reuters.

O momento foi observado e divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo neste domingo (23). Um trecho das imagens separado pelo jornal mostra que o homem só chuta a porta da antessala e a invade após olhar para trás algumas vezes e se certificar de que um jornalista estava registrando a ação.

Instantes após o arrombamento, o manifestante checa com o jornalista se as fotos ficaram boas e o cumprimenta com tapinha nas costas e aperto de mão pelo registro.

A cena do arrombamento da antessala foi gravada por volta das 15h56. O espaço, que fica no terceiro andar, já havia sofrido tentativa de arrombamento quatro vezes antes do manifestante conseguir entrar. Protegida, a porta dá acesso apenas a pessoas com uma credencial específica.

Na ocasião dos atos, os invasores circularam na antessala entre 15h20 até 16h30, quando foram forçados a deixarem o local por membros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e policiais. Antes saírem do espaço, os manifestantes pegaram extintores, utilizaram tomadas para carregar seus celulares, gravaram selfies e vídeos, além de chegarem a estourar uma mangueira, molhando o chão.

Trancado, o gabinete de Lula não chegou a ser invadido.

Leia também1 Após pedido da defesa, PF decide adiar depoimento de Torres
2 Haddad diz que membros do GSI podem ter errado "de boa-fé"
3 Saiba o que falta para se criar a CPMI dos atos de 8 de janeiro
4 José Serra é internado e passará por cirurgia na coluna
5 Tropa de choque da PM protegeu Planalto por 16 minutos no 8/1

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.