Leia também:
X Acidente entre van e caminhão deixa 12 mortos no Tocantins

Mais de 5 mil advogados assinam carta contra eleição de Pacheco

Profissionais afirmam que o senador causou um mal "quase irreversível" ao país e pedem voto para Rogério Marinho

Paulo Moura - 26/01/2023 08h41 | atualizado em 26/01/2023 10h49

Rodrigo Pacheco Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Um grupo de mais de 5 mil advogados divulgou, nesta quarta-feira (25), uma carta com críticas ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e contra a reeleição do parlamentar para mais dois anos no comando da Casa. Os responsáveis pelo documento fazem parte do Movimento Advogados de Direita Brasil.

No texto, subscrito por 5.341 advogados, os profissionais afirmam que Pacheco, “de forma reiterada, permaneceu omisso e inerte em suas atribuições, deixando de atuar em prol da satisfação dos anseios de maciça parte da população”. O grupo afirma também que o senador permitiu deliberadamente a intervenção do Poder Judiciário nos poderes Executivo e Legislativo.

– Sua omissão causou um mal que julgamos quase irreversível, posto que permitiu que aqueles que deveriam guardar o cumprimento de nossa Carta Magna, a vilipendiassem diuturnamente, razão pela qual o país jaz em completo estado de exceção – sustentam.

O documento, que tem como destinatários os senadores que votarão no dia 1° de fevereiro para escolher o novo presidente do Congresso Nacional, diz ainda que os parlamentares “receberam a incumbência de externar as vozes das ruas, sendo imperioso que representem com liberdade a vontade de cada estado e, assim, façam com que se reerga o Senado brasileiro”.

– A atuação firme e presente do Senado Federal é imprescindível para que os entes públicos de quaisquer dos Três Poderes e a sociedade civil convivam harmonicamente, certos de que a segurança nas políticas de Estados desenvolvidas sejam legais e sempre emanem da vontade popular – defendem.

O grupo conclui a mensagem pedindo o apoio dos senadores ao nome de Rogério Marinho (PL-RN) como novo presidente do Senado e também o esforço dos políticos para que seja instituído o voto nominal aberto para escolher quem comandará a Casa no próximo biênio.

– Mister se faz evidenciar que embora expressemos precipuamente o nosso apoio à candidatura do senador Rogério Marinho, entendemos que os senhores senadores tenham como principal missão o derrocamento do atual presidente do Senado, um dos maiores causadores do caos instalado em nosso país e da perda da independência do Congresso Nacional – finalizam.

Leia também1 Acidente entre van e caminhão deixa 12 mortos no Tocantins
2 Profissional de saúde processada por influencer vibra com decisão
3 PGR denuncia mais 5 ao STF por invasão e depredação da Câmara
4 PL, PP e Republicanos unidos para derrubar Rodrigo Pacheco
5 Conselho do BNDES aprova Mercadante para a presidência

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.