Leia também:
X Mulher que foi presa após simular coronavírus é solta

Maia critica concentração de renda no serviço público

Presidente da Cãmara disse que é preciso respeitar os servidores, mas que há um problema na elite do funcionalismo

Pleno.News - 10/02/2020 11h35

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Três dias depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes, comparar alguns servidores públicos a parasitas, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a concentração de renda muito grande na elite do funcionalismo público impede que se atenda às demandas da população.

Sem citar a polêmica declaração de Guedes, ele disse, porém, ser possível convencer a população da necessidade das reformas, sem uso de termos pejorativos.

– Todos os serviços públicos têm que ser tratados com muito respeito, e o uso de termos pejorativos nos atrapalham no debate, mas há uma concentração de renda [com] que a população não concorda mais – disse Maia.

Ao participar de café da manhã promovido pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio), Maia afirmou ser correto que as novas regras se apliquem apenas aos futuros servidores. Ainda que crie conflitos, disse, permite a concentração de esforços na aprovação da reforma tributária.

Ele defendeu a adoção do Orçamento impositivo, afirmando que aumenta a responsabilidade do Parlamento na apresentação de emendas destinadas às bases eleitorais.

Atualmente, vigora o chamado Orçamento autorizado. Nem toda despesa autorizada obrigatoriamente vai ser efetivamente gasta. A adoção do Orçamento impositivo vai tornar obrigatório executar todo o Orçamento aprovado pelo Congresso.

*Folhapress

Leia também1 "Fala sobre parasita foi tirada de contexto pela imprensa"
2 Em palestra, Paulo Guedes critica servidores 'parasitas'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.