Maia: “Congresso não quer tirar poderes de Bolsonaro”
Presidente da Câmara disse que muitos projetos dependem do Poder Executivo
Henrique Gimenes - 24/06/2019 15h01

Nesta segunda-feira (24), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), negou que o Congresso esteja tentando reduzir as funções do presidente da República. A declaração foi dada em um podcast distribuído pela assessoria do parlamentar.
No fim de semana, o presidente Jair Bolsonaro comentou um projeto de lei que restringe as indicações do Executivo para agências reguladoras. Na ocasião, ele disse que estavam tentando transformá-lo em uma “rainha da Inglaterra”. De acordo com Maia, não há essa intenção.
– Eu e Davi [Alcolumbre, presidente do Senado], a gente tem conversado muito sobre a necessidade do Congresso também cumprir um papel relevante na pauta do Brasil (…) Ninguém está querendo suprimir o papel do presidente da República, nem as suas prerrogativas. Até porque tem muitos projetos que nós dependemos do Poder Executivo – apontou.
No podcast, o presidente da Câmara disse ainda que tem a expectativa de que a reforma da Previdência possa ser votada até esta quinta-feira (27) na comissão especial. Caso isso ocorra, o texto pode ser analisado pelo plenário nas duas primeiras semanas de julho. Maia também disse que a instalação da comissão especial da reforma tributária pode acontecer ainda nesta semana.
Leia também1 Bolsonaro: "Querem me deixar como rainha da Inglaterra?"
2 Feliciano sobre ser vice de Bolsonaro: "Chapa dos sonhos"