Leia também:
X Camargo exclui Marina Silva da lista de Personalidades Negras

Maia agradece Celso de Mello por ‘defesa inflexível da democracia’

Presidente da Câmara também desejou sucesso a Kassio Nunes

Pleno.News - 13/10/2020 14h59 | atualizado em 13/10/2020 15h01

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), agradeceu nesta terça-feira (13) ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello por todos os serviços prestados à democracia brasileira. Aos 74 anos, o magistrado se aposenta hoje da Suprema Corte. A despedida acontece três semanas antes da data prevista, 1º de novembro, quando o decano completará 75 anos de idade.

Por meio de nota, Maia afirma que não foram poucos os votos do ministro que se transformaram em lições.

– Não há nenhum aspecto de nossa Constituição que não tenha se beneficiado do trabalho do decano do Supremo Tribunal Federal nesses últimos trinta e um anos. Sua história na magistratura entrelaça-se e confunde-se com a história de nossa Constituição – afirmou.

Maia destacou também a ética de Mello em suas decisões.

– Pelo seu trabalho diuturno e abnegado em cada um de seus processos; pela defesa inflexível e intransigente da democracia e das instituições democráticas; pela sua visão abrangente do papel do Supremo Tribunal Federal na história constitucional brasileira; e, em especial, pelo compromisso com o aprofundamento da lógica que marcou a fundação de nossa Constituição: a afirmação da cidadania, do direito a ter direitos – continua.

Maia finaliza a nota desejando sucesso ao desembargador Kassio Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga aberta na Corte. A previsão é que ele passe por sabatina no Senado Federal no próximo dia 21.

– Uma vez confirmada sua indicação pelo Senado Federal, nos termos da Constituição, desejo-lhe sucesso na árdua tarefa de substituir o ministro Celso de Mello, esperando que as lições e o exemplo de seu antecessor lhe sirvam sempre como bússola para navegar os tempos desafiadores que temos diante de nós, tempos em que o país certamente necessitará da sabedoria e temperança de sua mais alta Corte de Justiça – declarou.

*Estadão

Leia também1 Camargo exclui Marina Silva da lista de Personalidades Negras
2 Salles defende fala de Tereza Cristina sobre bois no Pantanal
3 Wajngarten pede que a CBF deixe a TV Brasil exibir jogo da Seleção
4 Cármen Lúcia nega pedido de Flordelis para tirar tornozeleira
5 Crivella obtém liminar no TSE e poderá concorrer em novembro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.