Leia também:
X Mourão se “recupera bem”, mas tem “dores leves pelo corpo”

Maguito poderá tomar posse como prefeito mesmo na UTI

Prefeito eleito poderá ser empossado apenas com gesto em caso de aprovação de requerimento na Câmara de Goiânia

Paulo Moura - 29/12/2020 14h40 | atualizado em 04/01/2021 08h57

Maguito Vilela poderá tomar posse apesar de ainda estar na UTI Foto: Reprodução

Um requerimento da Câmara dos Vereadores de Goiânia (GO) pode permitir que o prefeito eleito da capital goiana, Maguito Vilela (MDB), tome posse na próxima sexta-feira (1°), mesmo ele ainda estando internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, recuperando-se da Covid-19.

Na prática, com a nova regra, bastará que o político faça um gesto, transmitido remotamente, para ser considerado empossado. A proposta, assinada pelo vereador Andrey Azeredo (MDB), consta no Requerimento 13/2020, que altera o Regimento Interno da Casa, para permitir que os eleitos tomem posse de forma virtual, desde que apresentem atestado médico.

No texto, o político destaca que os novos gestores devem manifestar “a vontade de tomar posse”, mesmo que seja por meio digital. Aprovado em primeira votação nesta terça-feira (29), o requerimento precisa ser aprovado em segunda votação, prevista para esta quarta-feira (30).

– O ato de empossamento se concretiza mediante mera ciência ao termo de posse, quando fique constatado o propósito e a vontade de [o eleito] tomar posse, por certificação de comissão especialmente designada para esse fim, ou de tabelião de registro de atos civis, ou em meio de tecnologia – afirma Azeredo.

Maguito Vilela tem apresentado melhoras nas últimas semanas, com períodos prolongados de “despertar”. A avaliação de aliados políticos do gestor eleito é de que a proposta permita que ele, nesses momentos lúcidos, possa prestar o aceite que formaliza a posse por meio de gestos ou com a presença de representante de cartório.

A anuência de Maguito também é contada pela equipe de transição, para a composição do novo secretariado. Nos momentos de “despertar”, o prefeito eleito pode indicar quem terá espaço no novo Paço. No entanto, Daniel Vilela (MDB), presidente do partido, avalia que a tomada de decisão deve ser no dia 31 de dezembro.

Leia também1 Quadro de Maguito Vilela evolui; político já responde a estímulos
2 Após sangramento pulmonar, Maguito tem redução de sedação
3 Maguito Vilela testa negativo para Covid, mas segue em UTI
4 Goiânia: Maguito se emocionou ao saber que foi eleito, diz filho
5 Em estado grave com Covid, Maguito Vilela vence em Goiânia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.