Maduro recebe assessor especial de Lula para “acentuar relações”
Brasil se reaproximou do governo ditatorial após posse de Lula na Presidência
Pleno.News - 09/03/2023 11h40 | atualizado em 09/03/2023 12h36

O ex-chanceler Celso Amorim, atual chefe de assessoria especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi recebido nesta quarta-feira (8) pelo presidente da Venezuela, o ditador Nicolás Maduro, no Palácio de Miraflores, em Caracas.
A emissora estatal venezuelana VTV transmitiu imagens do encontro e destacou que a visita visa “acentuar as relações diplomáticas entre a República Bolivariana da Venezuela e a República Federativa do Brasil”.
Maduro recebeu Amorim, que foi assessor de Lula para assuntos internacionais durante a campanha presidencial, acompanhado da primeira-dama Cilia Flores, segundo a VTV, que não deu detalhes do que foi discutido durante a reunião.
Em sua conta no Twitter, o ditador compartilhou imagens do encontro, que chamou de “agradável”.
As relações entre Brasil e Venezuela, suspensas desde 2019, quando iniciou o governo de Jair Bolsonaro (PL), foram retomadas com a volta de Lula à Presidência no último dia 1º de janeiro.
Após os primeiros contatos, a Assembleia Nacional venezuelana (AN, Parlamento), de maioria chavista, aceitou por unanimidade a nomeação de Manuel Vadell como embaixador no Brasil, depois que o governo brasileiro lhe concedeu credenciais diplomáticas.
Por sua vez, em 18 de janeiro, a Venezuela recebeu o coordenador de negócios brasileiros no país caribenho, Flávio Macieira, com o que as duas nações deram mais um passo para a normalização de suas relações.
*Com informações da EFE
Leia também1 Ditadura da Nicarágua fecha universidades católicas; veja
2 Após críticas, governo Lula fala em "diálogo" com a Nicarágua
3 Aliado de Lula, ditador Ortega proíbe procissões de Páscoa
4 João Amoêdo cobra posição do governo Lula contra ditaduras
5 Representantes do governo do Brasil vão à festa em navio do Irã