Leia também:
X Grupo pró-Bolsonaro interdita Marginal Tietê em São Paulo

Maduro e Lula concordam em retomar cooperação entre países

Os dois conversaram nesta segunda-feira

Pleno.News - 31/10/2022 21h23 | atualizado em 01/11/2022 11h58

Nicolás Maduro, líder da Venezuela Foto: EFE/ Rayner Peña R.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, concordaram em retomar a agenda de cooperação bilateral. Eles tiveram uma conversa telefônica, nesta segunda-feira (31).

Maduro informou, em sua conta no Twitter, que teve uma “boa conversa” com Lula, a quem agradeceu por “sua disposição” de “retomar a agenda de cooperação binacional”.

– O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou sua saudação e compromisso a todo o povo venezuelano. Estamos dispostos a trabalhar arduamente pelo fortalecimento da América Latina e do Caribe e pelo desenvolvimento econômico e social de nossos povos – disse o presidente venezuelano, em outra mensagem na rede social.

Neste domingo (30), após a vitória de Lula nas eleições presidenciais no Brasil, o governo venezuelano expressou, por meio de comunicado, sua “melhor disposição e boa vontade para, juntos, fortalecermos os laços de amizade”.

Com 100% das urnas apuradas, Lula venceu as eleições por uma margem estreita, com 50,9% dos votos contra os 49,1% obtidos por Jair Bolsonaro (PL), que concorria a um novo mandato de quatro anos.

Bolsonaro reconheceu em 2019 o opositor Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, assim como outros 50 países, o que abalou as relações binacionais que já haviam começado a se deteriorar com a chegada de Michel Temer (MDB) ao poder, em 2016.

*EFE

Leia também1 Grupo terrorista Hamas celebra vitória de Lula
2 Primeira viagem internacional de Lula será à Argentina
3 Zoe Martinez chora ao comentar a vitória de Lula na Jovem Pan
4 China diz esperar levar laços com o Brasil a "um novo nível"
5 DiCaprio comenta resultado das eleições e cita Amazônia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.