Leia também:
X Governo Lula: 12 ministros são alvo de processos na Justiça

Lula volta a atacar política monetária do Banco Central

Presidente ainda ironizou os efeitos negativos de suas críticas

Pleno.News - 06/02/2023 14h46 | atualizado em 06/02/2023 15h46

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/André Borges

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a atacar a política monetária conduzida pelo Banco Central (BC), e a independência da autoridade monetária, em discurso nesta segunda-feira (6), no Rio de Janeiro. Segundo Lula, não “tem explicação” para a taxa básica de juros (a Selic, hoje em 13,75% ao ano) estar em “13,5%” (sic).

– O problema não é de banco independente – afirmou Lula, em discurso na cerimônia de posse do novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.

– O problema é que este país tem uma cultura de juro alto – completou o petista, que tratou da política monetária em dois momentos do discurso.

Lula citou especificamente a “carta” do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, numa referência ao comunicado da decisão da semana passada sobre a manutenção da Selic em 13,75% ao ano, para sustentar que não haveria motivos para os juros básicos estarem nos níveis atuais.

– É só ver a carta (sic) do Copom para ver que é uma vergonha esse aumento (sic) de juros – afirmou Lula, que ironizou os efeitos negativos de suas críticas à política monetária e à independência do BC sobre as cotações dos ativos do mercado de capitais.

– Se eu, que fui eleito, não posso falar, quem pode? O catador de materiais recicláveis? – questionou.

Lula também exortou o empresariado a criticar o elevado nível dos juros, dirigindo-se ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes, presente na plateia da cerimônia de posse de Mercadante. E sugeriu que, com o BC independente, há menos críticas atualmente.

– A classe empresarial precisa aprender a reclamar dos juros altos. Quando o BC era dependente de mim, todo mundo reclamava de juros altos – afirmou.

*AE

Leia também1 Posse de Mercadante atrai de Gilmar Mendes a Dilma Rousseff
2 Inflação obriga Argentina a criar cédula de 2 mil pesos; saiba mais
3 Embaixador da União Europeia compartilha crítica a Lula
4 Lula sobre atos no DF: "Revolta de ricos que perderam eleições"
5 Lula manda aumentar cachê de artistas via Lei Rouanet

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.