Leia também:
X Gleisi ataca Moro após revelação do email do PCC: “Falso”

‘Lula vai focar em agendas internas em Brasília’, diz Padilha

Presidente cancelou viagem à China por motivos de saúde

Pleno.News - 26/03/2023 16h16 | atualizado em 27/03/2023 13h55

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: EFE/Antônio Lacerda

Em visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que, na próxima semana, o chefe do Executivo deve focar em agendas internas em Brasília, diante do adiamento da viagem à China, anunciado neste sábado (25).

De acordo com o ministro, a permanência do presidente no país permite que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se dedique, junto com Lula, à formulação da proposta do arcabouço fiscal.

De acordo com Padilha, sua visita a Lula foi para discutir a agenda da próxima semana. O ministro afirmou que a saúde do presidente apresenta “evolução extremamente positiva”. O petista foi diagnosticado com pneumonia e também foi detectado o vírus da gripe influenza A.

Padilha ressaltou que se trata também de uma decisão “responsável com a saúde de sua comitiva”, já que a gripe poderia ser transmitida a outras pessoas no avião.

– Sou ministro e sou médico, vou reforçar a defesa de que ele possa ficar o maior tempo de repouso, possa participar das reuniões, ou fazer reuniões aqui [no Palácio da Alvorada], mesmo nestes próximos dias – declarou.

O ministro foi a única visita, além da médica da Presidência da República, Ana Helena Germoglio, que Lula recebeu neste sábado (25) no Palácio da Alvorada.

O ministro afirmou que as autoridades chinesas entenderam “plenamente” a decisão de adiamento da viagem e que já há negociação por novas datas para a ida de Lula ao gigante asiático.

– Tem muito interesse do governo chinês em receber o Lula – disse.

Conforme pontuou, as atividades que não dependiam de Lula na China estão mantidas; já as que dependiam do chefe do Executivo foram canceladas.

– Em breve devemos ter uma nova data para a China – reforçou.

Para a próxima semana, o ministro citou nova reunião ministerial com o presidente e o aprofundamento do debate sobre o arcabouço fiscal.

– Certamente, o debate sobre a nova regra fiscal vai ocorrer durante a semana, com discussões lideradas pelo ministro (da Fazenda, Fernando) Haddad.

Questionado sobre uma data para a apresentação do arcabouço fiscal, que havia sido adiada para após a volta de Lula da China, ele respondeu:

– Não vou definir data, mas esse debate está sendo liderado pelo ministro Fernando Haddad. O adiamento da ida à China permite que, durante a semana, o ministro Haddad vá se dedicar a isso junto com o presidente Lula.

*AE

Leia também1 Cancelar ida à China partiu do próprio presidente, diz médico
2 Dilma viaja à China e assume presidência do banco dos Brics
3 Joesley e Wesley Batista mantêm agenda na China
4 Conheça médica que acompanha saúde de Lula no cotidiano
5 Gakiya: Fala de Lula sobre armação ofende a mim e ao MP

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.