Leia também:
X Prefeito morre aos 36 anos após sofrer mal súbito em casa

Lula toma café com Lira em meio à crise de articulação política

Críticas sobre articulação política e operação da PF contra aliados de Lira marcam a relação recente entre os dois

Paulo Moura - 05/06/2023 10h44 | atualizado em 05/06/2023 11h11

Arthur Lira e Lula durante encontro de presidentes da América do Sul Foto: PR/Ricardo Stuckert

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram para um café da manhã nesta segunda-feira (5) no Palácio da Alvorada, residência oficial do chefe do Executivo. O encontro não estava previsto na agenda oficial do petista.

O compromisso entre os dois ocorre em um momento tumultuado na relação entre os chefes da Câmara e do Executivo. Na última semana, quando a medida provisória que modificou a estrutura administrativa do governo federal foi aprovada às vésperas de caducar, Lira criticou a articulação política do Planalto.

– Há uma insatisfação generalizada dos deputados, e talvez dos senadores, que ainda não se posicionaram, com a falta de articulação política do governo, não de um ou outro ministro – declarou.

Para piorar ainda mais a relação entre Lula e Lira, a Polícia Federal deflagrou na última quinta-feira (1°) uma operação contra aliados do presidente da Câmara, o que levou o ministro da Justiça, Flávio Dino, a fazer uma visita à residência oficial de Lira para conter a crise. Segundo interlocutores do presidente da Câmara, a PF teria agido diretamente para atingi-lo.

Segundo o jornal O Estado de São Paulo, o encontro entre Lula e Lira começou por volta de 8h da manhã e levou ao adiamento de outros compromissos, como uma agenda do presidente da República com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A reunião entre o petista e o deputado foi articulada pelo líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), que tentava promover o encontro desde a semana passada.

Leia também1 Prefeito morre aos 36 anos após sofrer mal súbito em casa
2 GSI comete erros grosseiros em registros de acesso ao Alvorada
3 Deputados pedem demissão de Rui Costa após fala sobre Brasília
4 Enem 2023: Inscrições para a prova começam nesta 2ª feira
5 PL pede a cassação de deputadas do PSOL e PT por insultos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.