Leia também:
X “Não apareceu prova concreta de fraude nas urnas”, diz Mourão

Lula terá quase 10 mil cargos comissionados para distribuir

Postos poderão entrar na partilha com legendas após loteamento de ministérios

Monique Mello - 25/12/2022 10h25 | atualizado em 26/12/2022 12h34

Luiz Inácio Lula da Silva Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) herdará da administração de Jair Bolsonaro (PL) 9.587 cargos comissionados para distribuir na Esplanada, sem contar instituições de ensino e agências reguladoras. Desse contingente, 60% das posições devem ser ocupadas por servidores de carreira e as demais estão liberadas para qualquer pessoa.

Após negociar o loteamento de ministérios com partidos, para obter apoio no Congresso, esses postos podem entrar na partilha com a legenda ou ainda ser distribuídos a outras agremiações, se a gestão do ministério for compartilhada entre aliados.

Existem, ainda, 31.185 funções comissionadas que só podem ser preenchidas por servidores públicos efetivos. Nesses casos, o servidor ganha adicional no salário para fazer um trabalho diferente daquele para o qual foi contratado.

As informações foram levantadas pelo Ministério da Economia e dizem respeito somente aos cargos que são indicados diretamente pelo governo. A conta não inclui agências reguladoras, universidades, institutos federais (IFs) nem o Banco Central, pois essas instituições têm autonomia para preencher os postos.

Quando consideradas, o total de cargos e funções hoje ocupados no Executivo sobe para 90,1 mil. O número representa quase 16% de toda a força de trabalho, formada por 568,4 mil servidores, sem contar às empresas estatais.

A partir de janeiro, há previsão de que novos cargos comissionados sejam criados para atender à nova configuração da Esplanada, que passará a ter 37 ministérios.

Apesar de grande, o número de posições que podem ser ocupadas não se compara ao que existia em maio de 2016, quando o PT deixou o poder após o afastamento da então presidente Dilma Rousseff. Naquele momento, eram 21.155 cargos do tipo DAS (Direção e Assessoramento Superior), sem contar outros tipos de comissionados.

De acordo com os últimos dados disponíveis no Painel Estatístico de Pessoal (PEP), o ministério com mais cargos a serem preenchidos é o de Economia, que hoje concentra quase 1,2 mil posições. Nem toda essa força de trabalho, porém, estará à disposição do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pois o atual modelo de Economia, montado por Paulo Guedes, será desmembrado.

*AE

Leia também1 "Não apareceu prova concreta de fraude nas urnas", diz Mourão
2 Presidente Jair Bolsonaro posta vídeo emocionante no TikTok
3 Bia Kicis acredita que Bolsonaro não passará faixa para Lula
4 Fávaro é escolhido por Lula para ser ministro da Agricultura
5 Governo Bolsonaro sugere nova regra do arcabouço fiscal

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.